Cine Astronomia em 3D e Observação do Céu – Escola Paroquial N. Sra. de Fátima

Cine Astronomia em 3D e Observação do Céu – Escola Paroquial N. Sra. de Fátima

O Grupo de Astronomia de Pernambuco – AstroPE esteve nos dias 25 e 31 de agosto de 2017 na Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, localizada em Paratibe, Paulista, PE.

Alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima na aula prática de Astronomia e observação do céu - 31 de agosto de 2017 - AstroPE.
Alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima na aula prática de observação do céu – 31 de agosto de 2017 – AstroPE.

No dia 25 de agosto realizamos as aulas interativas do Projeto Cine Astronomia em 3D para os alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e alunos das três turmas do Ensino Médio. As aulas tiveram em comum a temática envolvendo o Sistema Solar. Destacou-se brevemente na apresentação sobre a origem do Universo, a formação da Via Láctea e do Sistema Solar.

A narrativa vista em 3D, apresentada pelo professor James Solon, demonstra o Sol, os planetas rochosos e gasosos, cometas e asteroides. Em especial, é destacado a origem e composição do Sol, características da Terra e outras peculiaridades. A dinâmica envolvendo os movimentos Terra, Sol e Lua, e outros assuntos normalmente citados nos conteúdos do ensino fundamental e médio, também são demonstrados nessa aula interativa. Porém, de maneira ainda mais lúdica e interativa para melhor entendimento do assunto.



No final da tarde do dia 31 de agosto realizamos uma produtiva e participativa aula prática de observação do céu com telescópio. Nessa aula contextualizamos alguns temas citados na aula do Cine Astronomia em 3D, e mais ainda, apresentamos sobre os primeiros passos para a observação do céu.

Antes da observação com telescópio, explicamos sobre a orientação geográfica através dos pontos cardeais, uso da bússola digital e dicas básicas para orientação. Esses fundamentos podem ser aplicados em muitas outras atividades do dia-a-dia e conhecimento prático. Em seguida compreendemos a observação da esfera celeste através do reconhecimentos do astros no céu, tais como planetas, estrelas e constelações em destaque.
Muitas outras dúvidas e questões foram esclarecidas nesse contexto da observação prática do céu. Também observamos satélites artificiais, identificamos outros corpos celestes como exercício prático e fundamentamos outros conceitos relevantes.



Em seguida, ao anoitecer, observamos através do telescópio a Lua Crescente Gibosa. Os alunos participantes viram as crateras e mares lunares, algumas características visíveis somente na fase crescente e outros aspectos que, assim como os outros citados, também foram explicados. Muitos dos alunos tiveram a experiência de observar a Lua por telescópio pela primeira vez! E ainda registrá-la por fotografia, através do smarphone/celular.

Lua Crescente Gibosa registrada pelo professor James Solon na aula prática de Astronomia - Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima - 31 de agosto de 2017 - AstroPE.
Lua Crescente Gibosa registrada pelo professor James Solon na aula prática de Astronomia – Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima – 31 de agosto de 2017 – AstroPE.

O Grupo de Astronomia de Pernambuco – AstroPE agradece a participação e interação dos alunos da escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima e em especial ao professor Henrique Cunha Monteiro, pela viabilização das aulas interativas e da observação prática do céu.

Nosso imenso agradecimento a todos!!!

Compartilhe com seus amigos!
Facebook
Twitter
YouTube
Google+
http://www.astrope.com.br/cine-astronomia-em-3d-e-observacao-do-ceu-escola-paroquial-n-sra-de-fatima/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*