Conheça e Descubra o Céu! – Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima




Conheça e Descubra o Céu! – Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima

O projeto Conheça e Descubra o Céu! esteve no dia 25 de outubro de 2017 na Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, localizada em Paratibe, Paulista, PE.

Alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima na Observação Prática do projeto Conheça e Descubra o Céu! - 25 de outubro de 2017 - AstroPE.
Alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima na Observação Prática do projeto Conheça e Descubra o Céu! – 25 de outubro de 2017 – AstroPE.

Estivemos mais uma vez na Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, desta vez para a realização das atividades do projeto Conheça e Descubra o Céu! Os alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II e alunos das três turmas do Ensino Médio participaram das atividades. Inicialmente, os alunos participaram do primeiro momento chamado Apresentação Interativa, o qual acontece em sala de aula.

Apresentação e Interativa:

Nessa primeira etapa os alunos compreendem sobre:

  • os conceitos básicos para identificação dos objetos celestes;
  • a interação com aplicativos que simulam o céu, os quais são facilmente utilizados atualmente através de dispositivos móveis (smartphones e tablets).
  • o uso da carta do céu impressa (como material adicional), que também colabora para o auxílio durante uma noite de observação;
  • e muitas outras dicas e orientações para o aprendizado e observação prática do céu.



Além dos conceitos básicos, dicas e orientações, uso dos aplicativos como apoio para a identificação dos objetos celestes durante a observação prática do céu, os alunos participaram de mais atividades. Através de perguntas e respostas feitas durante a apresentação, os alunos compreenderam ainda mais sobre os aplicativos e as cartas do céu. Perceberam que ambos possuem linhas imaginárias, pontos cardeais e de referência no céu, e ainda, muitos símbolos para representar corpos celestes. Durante a apresentação também foi justificada a importância desses elementos em aplicativos e em cartas celestes.

Observação Prática:

Após a aula interativa, os alunos participaram da Observação Prática do céu. Nesse segundo momento, os estudantes foram orientados como iniciar uma observação do céu. Em seguida, exercitaram na prática o reconhecimento dos principais objetos celestes presentes na noite de observação. Os alunos praticaram o reconhecimento do céu através da carta celeste, aplicativos e dicas e orientações explicadas anteriormente. O entusiasmo ao reconhecer o que eles viam era o que mais chamava a atenção!



Durante a observação, como exercício prático, fizemos perguntas relacionadas ao reconhecimento do céu. Os alunos rapidamente souberam os nomes das estrelas brilhantes e de algumas constelações. E ainda, indicaram o local no céu onde estava o planeta Saturno e a estrela Antares, alfa da constelação de Escorpião.

Observação com telescópio:

Em seguida, por telescópio, os alunos observaram Saturno, que logo foi identificado pelos alunos momentos antes de iniciarmos a observação com esse instrumento! Depois de verem o gigante dos anéis, que estava longínquo devido à distância que se encontra atualmente de nós, os estudantes viram a bela Lua Crescente!

Lua Crescente registrada pelo professor James Solon na observação prática - Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima - 25 de outubro de 2017 - AstroPE.
Lua Crescente registrada pelo professor James Solon na observação prática – Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima – 25 de outubro de 2017 – AstroPE.

Vista na fase crescente, a iluminação refletida pela Lua evidencia as crateras, picos e algumas cadeias de montanhas. Sendo essa, uma das melhores fases para esse tipo de observação.

Um detalhe interessante foi que os estudantes perceberam a grande influência negativa da poluição luminosa durante uma noite de observação!



Reconhecimento e agradecimento!

O Grupo de Astronomia de Pernambuco – AstroPE agradece a participação e interação dos alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima e em especial ao professor Henrique Cunha Monteiro, pela viabilização do projeto Conheça e Descubra o Céu! através da Apresentação Interativa e a Observação Prática, que demonstraram o grande sucesso das atividades feitas na escola.

Nosso imenso agradecimento a todos!!!

Sobre AstroPE 26 Artigos

O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.

Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*