O Céu Nesta Noite! – Outubro de 2017

O Céu Nesta Noite! – Outubro de 2017

Observe os principais fenômenos astronômicos do mês de outubro de 2017. Saiba os acontecimentos mais relevantes através deste guia de observação noturna!

Conjunção planetária: Vênus e Marte muito próximos aparentemente no céu pouco antes de amanhecer – 4, 5 e 6 de outubro de 2017:

Logo no início do mês de outubro, à Leste pouco antes do amanhecer, o céu já nos reserva uma bela conjunção planetária que vale muito à pena observar!

No dia 04/10 o planeta Vênus, em seu movimento orbital ao redor do Sol, já se posiciona próximo aparentemente do planeta Marte! No mês passado – setembro – tivemos uma conjunção planetária entre Mercúrio e Marte, ou seja, o planeta vermelho já foi “alcançado” por outro planeta (Vênus desta vez).

Ainda no dia 04/10, com magnitude de -3,9, Vênus é bem brilhante no céu e facilmente reconhecível. Já Marte, pode ser visível com magnitude de 1,8, mas se torna mais fácil vê-lo ao ter Vênus como referência.

04-10-2017 - Conjunção - Vênus e Marte - Crédito: SkySafari Pro.
04-10-2017 – Conjunção – Vênus e Marte – Crédito: SkySafari Pro.

Pouco antes do amanhecer do dia 05/10, será a ocasião pela qual Vênus e Marte estarão ainda mais próximos aparentemente. Essa aproximação é suficiente para vê-los bem perto um do outro no mesmo campo de visão ao usar um pequeno telescópio (luneta).

05-10-2017 - Conjunção - Vênus e Marte - Crédito: SkySafari Pro.
05-10-2017 – Conjunção – Vênus e Marte – Crédito: SkySafari Pro.

Olhe à Leste, próximo de onde o Sol nasce, pouco antes do amanhecer da sua localidade. Facilmente você verá os planetas próximos aparentemente. De preferência é importante fazer a observação de um local sem obstáculos na linha do horizonte!

A estrela Sigma Leonis com magnitude de 4,1 “participará” da observação dessa conjunção planetária. Note a posição de Vênus, Marte e a estrela na imagem abaixo.

05-10-2017 - Conjunção - Vênus e Marte. Note a posição de Vênus, Marte e a estrela Sigma Leonis na imagem - Crédito: SkySafari Pro.
05-10-2017 – Conjunção – Vênus e Marte. Note a posição de Vênus, Marte e a estrela Sigma Leonis na imagem – Crédito: SkySafari Pro.

No dia 06/10 Vênus e Marte se afastam um pouco, porém ainda é possível vê-los próximos. Também tente observá-los nesse dia! Veja-os também à Leste, pouco antes de amanhecer.

06-10-2017 - Conjunção - Vênus e Marte - Crédito: SkySafari Pro.
06-10-2017 – Conjunção – Vênus e Marte – Crédito: SkySafari Pro.

Aproveite o amanhecer para ver essa bela e magnífica conjunção planetária! Se possuir, use um binóculo ou uma luneta nessa observação! Fotografar também pode ser um ótimo registro!

Compartilhe com seus amigos!
Facebook
Twitter
YouTube
Google+
http://www.astrope.com.br/o-ceu-nesta-noite-outubro-de-2017/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*