O Céu Nesta Noite! – Setembro de 2017




O Céu Nesta Noite! – Setembro de 2017

Observe os principais fenômenos astronômicos do mês de setembro de 2017. Saiba os acontecimentos mais relevantes através deste guia de observação noturna!

O desafio ao amanhecer: final de madrugada com conjunções no céu pouco antes de amanhecer – de 5 a 17 de setembro de 2017:

O amanhecer dos primeiros dias de setembro já é destaque no céu! Pouco antes de amanhecer, os planetas Mercúrio e Marte deslocam-se no céu dia a dia rapidamente. A estrela Regulus, alfa da constelação de Leão, também participa dessa conjunção e observação pré matinal.

Logo no início do mês de setembro, pouco antes do amanhecer do dia 05/09, Marte encontra-se juntos aparentemente da estrela Regulus próximos do ponto cardeal Leste. Porém ambos estão muito baixos no céu, o que torna a observação um desafio! É importante ver de um local sem obstáculos ou edificações no horizonte. Além das condições meteorológicas ajudarem, pois sem nuvens no horizonte, também será melhor observá-los. Nesse dia, Mercúrio estará um pouco acima da conjunção.

05-09-2017 - Conjunção - Marte e Regulus - Crédito: SkySafari Pro.
05-09-2017 – Conjunção – Marte e Regulus – Crédito: SkySafari Pro.

Dias depois, pouco antes do amanhecer do dia 10/09, ocorre uma outra bela conjunção. Dessa vez envolvendo Mercúrio e a estrela Regulus. Nota-se que ambos estão pouco mais altos em relação a conjunção anterior (Marte e Regulus). Porém, mesmo assim, ainda há dificuldades em observá-los devido à proximidade com a linha do horizonte Leste.

10-09-2017 - Conjunção - Mercúrio e Regulus - Crédito: SkySafari Pro.
10-09-2017 – Conjunção – Mercúrio e Regulus – Crédito: SkySafari Pro.

Alguns dias depois, temos uma magnífica conjunção! Dessa vez são dois planetas próximos aparentemente: Mercúrio, bem brilhante alaranjado, e Marte, mais fraco e avermelhado. Pouco antes do amanhecer do dia 16/09, os dois planetas estão bem próximos aparentemente, o que facilita muito a identificação de ambos no céu. Mas, novamente essa conjunção é um desafio para observação, pois Mercúrio e Marte também se encontram baixos no horizonte Leste. Entretanto, vale o desafio e ótima oportunidade de observá-los!

16-09-2017 - Conjunção - Mercúrio e Marte - Crédito: SkySafari Pro.
16-09-2017 – Conjunção – Mercúrio e Marte – Crédito: SkySafari Pro.

Também será possível observar essa conjunção no dia seguinte, 17/09. Mesmo um dia depois nota-se que Mercúrio “ultrapassou” Marte, e isso tanto demonstra seu rápido movimento aparente no céu, quanto oferece mais uma chance para vê-los!

Aproveite o amanhecer para observar essas belas e magníficas conjunções! Um binóculo ajudará muito na identificação e melhor observação desses corpos celestes!




Conjunção Júpiter e a estrela Spica, alfa da constelação de Virgem – de 11 a 15 de setembro de 2017:

Além do bela desafio para observar o “baile” no céu pouco antes do amanhecer, envolvendo Mercúrio, Marte e Regulus, você também pode observar uma outra interessante conjunção no céu.
Júpiter, o gigante gasoso e maior planeta do Sistema Solar, estará “acompanhado” aparentemente da estrela Spica, alfa da constelação de Virgem. Visíveis logo após o anoitecer à Oeste, próximo do pôr do Sol, essa conjunção durará razoavelmente de 11 a 15 de setembro. Júpiter está a se despedir, aparecendo a Oeste cada vez menos visível ao anoitecer. Assim, o planeta só será visto após algumas semanas pouco antes do amanhecer e pela madrugada após alguns meses.

11-09 a 15-09-2017 - Conjunção - Júpiter e Spica  - Crédito: SkySafari Pro.
11-09 a 15-09-2017 – Conjunção – Júpiter e Spica – Crédito: SkySafari Pro.

Sobre AstroPE 26 Artigos

O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.

Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*