O Céu Nesta Noite!




O asteroide 3122 Florence no céu – de 30 de agosto a 5 de setembro de 2017:

O asteroide 3122 Florence será melhor visível entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro de 2017. Mas, especialmente na noite de 1º de setembro de 2017, o asteroide Florence alcançará magnitude estimada para ser visível por binóculo ou telescópio. De acordo com Minor Planet Center, o asteroide é classificado como “Asteroide Potencialmente Perigoso”. Porém, não há possibilidade de impacto, uma vez que o asteroide chegará a pouco mais de 7 milhões de quilômetros da Terra. Isso ocorrerá na noite de 1º de setembro de 2017.

01-09-2017 - Aproximação do asteroide Florence.
01-09-2017 – Aproximação do asteroide Florence.

O asteroide Florence move-se rapidamente no céu. De uma noite para outra, ele move-se aproximadamente 7º. Dia 29 de agosto o asteroide encontrava-se na constelação de Capricórnio, e no dia 2 de setembro estará na constelação de Delphinus, o Golfinho.

A imagem abaixo auxilia na possível observação do asteroide. Entretanto, a visualização requer o uso de um binóculo ou pequeno telescópio. A observação requer preferencialmente um céu escuro para identificação das estrelas próximas pelas quais o asteroide Florence se desloca hora a hora, noite após noite.

01-09-2017 - Aproximação do asteroide Florence.
01-09-2017 – Aproximação do asteroide Florence.

Aproveite as noites para tentar observar o asteroide 3122 Florence! E acompanhe o seu movimento noturno desse objeto.


Lua Quarto Crescente em conjunção com Saturno e a estrela Antares – terça, 29 de agosto de 2017:

A Lua formará uma conjunção tripla ao estar próxima aparentemente de Saturno e a estrela Antares, alfa da constelação de Escorpião. Logo ao anoitecer, às 18h, você poderá ver essa bela conjunção no céu e encontrá-la bem no alto do céu, na região chamada zênite, ponto mais elevado no céu sobre o observador.

29-08-2017 - Conjunção - Lua Quarto Crescente, Saturno e Antares.
29-08-2017 – Conjunção – Lua Quarto Crescente, Saturno e Antares.

Dias após o magnífico eclipse solar total visto dos EUA – e parcial visto do Brasil – a Lua continua sua trajetória em torno do nosso planeta, e nesse dia, 29 de agosto, estará na fase Quarto Crescente. Ou seja, para nós observadores a Lua está aproximadamente em um ângulo de 90º em relação ao Sol.

A estrela Antares, alfa da constelação de Escorpião, está logo ao lado do nosso satélite natural. Essa estrela, com quase 500 vezes o diâmetro do Sol, brilha com magnitude 1,1, o que a torna a 16ª estrela mais brilhante do céu. Embora seja enorme se comparada ao Sol, a estrela Antares está a 470 anos-luz de distância, assim, ela não se mostra tão gigante por estar tão afastada!

29-08-2017 - Conjunção - Lua Quarto Crescente, Saturno e Antares.
29-08-2017 – Conjunção – Lua Quarto Crescente, Saturno e Antares.

Logo mais ao lado, a Oeste, está o planeta Saturno que, embora mais afastado da Terra após a oposição de 15 de junho deste ano, ainda se mostra brilhante com magnitude 0,4. Atualmente, neste mês de agosto, o planeta dos anéis encontra-se na constelação de Ofiúco.

Aproveite para vê-lo, juntamente com a estrela Antares e a Lua Quarto Crescente! Observe-os e através desses corpos celestes identifique outros astros próximos e reconheça melhor o céu!


Sobre AstroPE 26 Artigos

O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.

Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*