O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível em Porto Alegre, RS




O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 será visível no Sul da América do Sul a partir de países como: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e no continente gelado: a Antártida. Além de algumas áreas ao Sul dos Oceanos Atlântico e Pacífico. No Brasil, o fenômeno poderá ser visível somente no Estado do Rio Grande do Sul, inclusive da capital Porto Alegre.

A partir de Porto Alegre (RS), o eclipse solar parcial acontecerá no final da tarde, ou seja, será visível momentos antes do pôr do Sol. Quando a Lua Nova timidamente obscurecerá aproximadamente 4% do disco solar.

O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível de Porto Alegre (RS) será semelhante a uma das fases de um mesmo fenômeno que aconteceu em 26/02/2017. Crédito: James Solon.
O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível de Porto Alegre (RS) será semelhante a uma das fases de um mesmo fenômeno que aconteceu em 26/02/2017. Crédito: James Solon.

Nas cidades mais ao Sul do Rio Grande do Sul, a fração do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 é sutilmente maior. Ou seja, quanto mais ao Sul desse Estado, um pouco maior será a visibilidade do fenômeno. A fração do eclipse solar aumenta, por exemplo, em cidades como: Pelotas (RS), aproximadamente 6%; em Rio Grande (RS), quase 7%; e em Chuy (RS), pouco mais de 8% de obscuridade.

Nessas cidades e em outras do Rio Grande do Sul, o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 também será visível momentos antes do pôr do Sol.

Em detalhe, a sombra da parcialidade do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 passa sobre o Sul da América do Sul. Crédito: TimeandDate.
Em detalhe, a sombra da parcialidade do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 passa sobre o Sul da América do Sul. Crédito: TimeandDate.



Visibilidade do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018:

Como citado anteriormente, no Brasil o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 será visível somente do Estado do Rio Grande do Sul. Nas cidades mais ao Sul desse Estado será possível notar um pouco mais a fração desse eclipse solar.

Sendo assim, você pode saber o quanto será visível o eclipse solar parcial exatamente da sua cidade! Descubra através do mapa interativo: Eclipse Map — 15 de Fevereiro de 2018 Partial Solar Eclipse, elaborado pelo site TimeandDate.com



Conheça o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018:

O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018, como próprio indica, será do tipo parcial. O eclipse solar parcial acontece quando a Lua não passa exatamente entre o Sol e um observador situado na Terra. Sendo assim, a Lua cobre só parte do disco solar, o que ainda é possível, com a devida segurança, vê-lo no céu.

Representação do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível do Espaço (distâncias fora de escala). Crédito: Starry Night 7.
Representação do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 visível do Espaço (distâncias fora de escala). Crédito: Starry Night 7.

Legenda: Em um eclipse solar parcial somente a sombra projetada pela Lua chamada Penumbra atinge a superfície terrestre. Na imagem acima, apenas a sombra da parcialidade (Penumbra) chega à Terra. Enquanto que a sombra da totalidade (Umbra) não é projetada sobre nosso Planeta.

O Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 só poderá ser visível parcialmente da Terra. Em outras palavras, isso é interessante porque em eclipses solares totais é possível ver o Sol totalmente eclipsado pela Lua a partir de uma estreita localização sobre a Terra; enquanto que em áreas mais distantes é possível ver um eclipse solar parcial.

A localidade onde será visível a maior fração de obscuridade do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018 é sobre a Antártida. Precisamente em um ponto próximo do Oceano Glacial Antártico, que rodeia o continente gelado.

Área de cobertura do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018. Crédito: TimeandDate.
Área de cobertura do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018. Crédito: TimeandDate.

Legenda: Nota-se que a sombra da parcialidade passará sobre o Sul da América do Sul, Antártida e algumas áreas ao Sul dos Oceanos Atlântico e Pacífico.



Cuidados e recomendações para observar o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018:

ATENÇÃO! JAMAIS OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL! Toda observação do Sol requer TOTAL CUIDADO! Sendo assim, saiba as dicas e orientações sobre Como observar um eclipse solar com segurança? Através dessas recomendações, você saberá como observar com segurança o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018.

Aproveite para observar com segurança e até fotografar esse belo e discreto eclipse solar parcial!



Participe da transmissão ao vivo do Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018:

Participe e assista a live promovida pelo canal da página Universo da Astronomia que terá participação do Grupo de Astronomia de Pernambuco. Explicaremos sobre o fenômeno e outras curiosidades!

AO VIVO: Eclipse Solar Parcial ☀

Fontes:

15 de Fevereiro de 2018 — Partial Solar Eclipse – TimeandDate
Eclipses in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil – TimeandDate
Eclipse solar parcial em Fevereiro 15 2018 (Brasil) – VerCalendario.info

Sobre AstroPE 31 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*