Passagem da ISS em 19 de setembro no céu de Recife, PE




Passagem da ISS em 19 de setembro no céu de Recife, PE

Nesta terça-feira, 19 de setembro de 2017, ocorrerá a passagem da ISS (Estação Espacial Internacional). A ISS (da sigla em inglês para International Space Station) cruzará o céu de Recife-PE entre às 18:00 até às 18:07. Isso resulta em sete minutos de observação do satélite no céu!

A ISS será visível como uma estrela brilhante, mas sem piscar como normalmente acontece com as estrelas. Ao surgir próxima do ponto colateral Sudoeste (entre Sul e Oeste), o seu brilho progressivamente aumentará, até quando chegar o ponto mais alto do céu (zênite) e alcançar magnitude estimada de -2.7 (muito brilhante). E depois, próximo do ponto colateral Nordeste (entre Norte e Leste), regressivamente diminuir seu brilho até ser eclipsada pela sombra da Terra.

Passagem da ISS em Recife-PE entre 18:00 e 18:07 em 19 de setembro de 2017.

Passagem da ISS em Recife-PE entre 18:00 e 18:07 em 19 de setembro de 2017.
Passagem da ISS em Recife-PE entre 18:00 e 18:07 em 19 de setembro de 2017.

Você pode observar a passagem da ISS a olho nu, com binóculo ou, com certa dificuldade, com uma pequena luneta (telescópio refrator). Normalmente é possível vê-la logo após o pôr do Sol, ou então, pouco antes do amanhecer no final da madrugada.

Para saber como ver a Estação Espacial Internacional em outras noites, ou pela madrugada, você pode acessar o site: http://www.heavens-above.com Através dele você pode acompanhar as passagens da ISS em sua localidade com excelente precisão!

Acesse o site Heavens-Above e acompanhe a ISS!
Acesse o site Heavens-Above e acompanhe a ISS!

Um breve passo a passo no site heavens-above:

Insira o nome da sua cidade em: altere o seu local de observação;
Depois (já com a cidade escolhida) selecione a opção: Satélites;
Em seguida acesse: ISS – Estação Espacial Internacional.
E escolha a data apresentada e você verá um mapa celeste muito útil para observá-la!

Dessa maneira bem simples, você poderá saber horários, datas, magnitude, altura no céu e a trajetória do satélite no céu!

Sobre AstroPE 26 Artigos

O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.

Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*