Primeira Lua Azul de 2018 acontece em 31 de janeiro!




Primeira Lua Azul de 2018 acontece em 31 de janeiro!

Em 2018 teremos duas Luas Azuis! A primeira Lua Azul de 2018 ocorre em 31 de janeiro e a segunda em 31 de março deste ano. Além disso, em 31 de janeiro a Lua Azul combina-se com um Eclipse Lunar Total e uma “quase” SuperLua. Você conhece esses fenômenos e de onde serão observados? Conheça e saiba mais!

Apesar da popularidade, o termo "Lua Azul" não tem relação quanto à Lua Cheia ficar azul. Por isso as "aspas" na imagem. Crédito: James Solon - 2018.
Apesar da popularidade, o termo “Lua Azul” não tem relação quanto à Lua Cheia ficar azul. Por isso as “aspas” na imagem. Crédito: James Solon – 2018.

O que é a Lua Azul?

Lua Azul é o nome dado a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. E nada tem relação quanto à Lua Cheia ficar azul. O termo também se aplica quando uma estação do ano tem quatro Luas Cheias, sendo a terceira chamada de Lua Azul.

Origem do termo Lua Azul:

Há várias origens para o termo Lua Azul. Ou, também pode-se afirmar, que há muitas referências para justificar a criação desse termo.

Lua Azul Sazonal:

Uma das origens é a Lua Azul Sazonal, que é a terceira Lua Cheia de uma mesma estação do ano que possui quatro Lua Cheias (diferente do comum que são apenas três).

Lua Azul Mensal:

O termo mais comum se refere a Lua Azul Mensal, que é a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. Esse termo mais comum – Lua Azul Mensal – foi gerada após um erro originalmente criado pelo astrônomo amador James Hugh Pruett (1886-1955). Ele interpretou mal a base para o cálculo da Lua Azul Sazonal e escreveu que uma Lua Azul era a segunda Lua Cheia em um mês em um artigo publicado na revista Sky & Telescope em 1946.

Essa errônea definição desde a propagação repercutiu, particularmente depois de ter sido citada em um popular programa de rádio chamado StarDate em 1980 e depois apareceu como uma resposta em uma versão de 1986 do jogo de tabuleiro Trivial Pursuit. Atualmente, o termo é considerado uma segunda definição e não um erro.

Lua Cheia Sem Nome:

Uma outra origem se aplica a Lua Cheia Sem Nome, que é uma Lua Azul Sazonal que não lhe era atribuída um nome. No Hemisfério Norte, muitas culturas dos países associam nomes às Luas Cheias que são relacionados ao plantio, colheita, estiagem… Para não mudar os nomes atribuídos às Luas Cheias foi reservado o termo Lua Cheia Sem nome para a Lua Azul Sazonal (ou a segunda Lua Cheia que ocorre no mesmo mês).

Sendo assim, quando há 13 Luas Cheias em um ano, ao invés do comum que são 12, era mantido os nomes para as 12 Luas Cheias. Para assim permanecer nas devidas posições do calendário a relação das Luas Cheias com os Solstícios e Equinócios.



Quando acontece a primeira Lua Azul de 2018?

A primeira Lua Azul de 2018 acontece em 31 de janeiro, quando a Lua estará nessa data na fase Cheia a partir das 11:27 no Horário de Brasília (ou às 10:27 dessa mesma data para os Estados sem Horário de Verão).

O quanto raras são as Luas Azuis?

As Luas Azuis podem ocorrer uma vez a cada dois ou três anos. A última Lua Azul foi em 31 de julho de 2015 e a próxima será em 31 de outubro de 2020. Mas, algo igual como ter duas Luas Azuis em um mesmo ano, só acontecerá em 2037! Ou seja, daqui a 19 anos!

A primeira Lua Azul de 2018 estará combinada com uma “quase” SuperLua e um Eclipse Lunar Total!

A primeira Lua Azul de 2018 acontece em 31 de janeiro e estará combinada com uma "quase" SuperLua e um Eclipse Lunar Total!
A primeira Lua Azul de 2018 acontece em 31 de janeiro e estará combinada com uma “quase” SuperLua e um Eclipse Lunar Total!



“Quase” SuperLua: logo na primeira noite de 2018 ocorreu A SuperLua de 2018 acontece na primeira Lua Cheia do ano! Essa Lua Cheia do Perigeu, como é chamada na Astronomia, foi antecedida por uma “quase” SuperLua, a qual foi a SuperLua de 2017 – a única maior e mais próxima Lua Cheia do ano! E será sucedida por uma “quase” SuperLua em 31 de janeiro de 2018.

Em outras palavras, também ocorrerá na noite da primeira Lua Azul de 2018 uma SuperLua. Porém, essa será uma “quase” SuperLua. Pois é importante destacar que as SuperLuas ocorrem uma vez a cada 14 meses lunares. Ou seja, a última SuperLua ocorreu em 1º de janeiro de 2018 e a próxima só em 19 de fevereiro de 2019.

Eclipse Lunar Total: o fenômeno também ocorrerá na mesma noite da primeira Lua Azul de 2018. Esse eclipse será visível a partir de: grande parte dos EUA, Oceano Pacífico, Austrália, Ásia, Rússia, Oceano Índico e nordeste da Europa. Infelizmente, esse eclipse lunar total não será visível do Brasil.



O verdadeiro aspecto da primeira Lua Azul de 2018 (ou outra Lua Azul):

Diferente do que muitos imaginam e até é divulgado pela internet, a Lua Azul realmente não ficará dessa cor. Como citado anteriormente, a Lua Azul se mostra no céu exatamente como observamos em noites de Lua Cheia: amarelada quando próxima do horizonte; ou esbranquiçada quando está alta no céu. Sendo assim, o termo, como também foi explicado, não se refere a cor da Lua.

O verdadeiro aspecto e cor de uma "Lua Azul" é igual a uma Lua Cheia comum. Crédito: James Solon - 2018.
O verdadeiro aspecto e cor de uma “Lua Azul” é igual a uma Lua Cheia comum. Crédito: James Solon – 2018.

Entretanto, acontecer algo que faça a Lua realmente parecer azul é muitíssimo raro! A Lua, seja na fase Cheia ou em qualquer outra fase, pode aparecer azul quando a atmosfera é preenchida com partículas de poeira ou fumaça de um certo tamanho. Algo um pouco mais largo do que 0,7 mícron. As partículas dispersam a luz vermelha fazendo com que a Lua apareça azul.

Esse fenômeno é conhecido como Espalhamento Mie, e pode acontecer, por exemplo, após uma tempestade de poeira, um incêndio florestal ou uma erupção vulcânica.

Erupções como aquelas ocorridas nos Montes Krakatoa, na Indonésia (1883); El Chichón, no México (1983), no Monte Santa Helena, nos EUA (1980); e o Monte Pinatubo, nas Filipinas (1991) são conhecidos por terem feito a Lua se parecer azul.
Algumas pessoas até sugerem que o termo uma vez em uma Lua Azul é baseado nessas raras ocasiões.



Participe da transmissão ao vivo da primeira Lua Azul de 2018:

Participe e assista a live promovida pelo canal da página Universo da Astronomia que terá participação do Grupo de Astronomia de Pernambuco. Explicaremos sobre a Lua Azul e outras curiosidades!

AO VIVO: “Lua Azul” de Janeiro 2018 🌕

Fontes:

January 31 is 1st of 2 Blue Moons in 2018 – EarthSky
When Is the Next Blue Moon? – TimeandDate
The Science Behind Blue Moons – TimeandDate

Sobre AstroPE 31 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

8 Comentário

    • Que ótimo Cristina Maria Vieira! 😃👍🏻
      Embora o Eclipse Lunar Total não seja visível daqui do Brasil no dia 31 de janeiro, mesmo assim já é um presente. 😅👍🏻
      Continue nos acompanhando! 😉👍🏻

    • que maravilha para você cristina,meu aniversário foi dia primeiro desse mês e foi com lua cheia mas não superlua de sangue rsrs e para mim foi um previlégio, a lua cheia movimenta as marés, vamos direcionar nossas energias para coisas boas agora e feliz aniversário previlegiado.

    • Olá Andre. Tente olhar para o Leste, sentido onde o Sol nasce pouco antes das 18h da sua cidade. A Lua Cheia nascerá nesse horário e estará com aspecto de maior e mais brilhante quando próxima do horizonte. 😉👍🏻

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*