Destaques do Céu! – Agosto de 2018




Destaques do Céu! – Agosto de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de agosto de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Fases da Lua em agosto de 2018:

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado da Terra (Apogeu).

Fases da Lua em agosto de 2018 - AstroPE.
Fases da Lua em agosto de 2018 – AstroPE.

Fases da Lua:

O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.

Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.

Visibilidade dos planetas em agosto de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar será visível apenas nas primeiras cinco tardes de agosto de 2018. Mercúrio pode ser visto à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o pôr do Sol. A partir de 5 de agosto, o planeta ficará muito próximo aparentemente do Sol, assim, será difícil vê-lo devido ao ofuscamento causado pelo brilho solar.

Portanto, Mercúrio ficará assim até a primeira quinzena deste mês. Quando o planeta reaparece no céu dessa vez à Leste, sentido onde o Sol nasce, instantes antes do nascer do Sol. A partir da segunda quinzena de agosto de 2018, Mercúrio se elevará a cada amanhecer. Sendo assim, antes do amanhecer de 26 de agosto de 2018 será a melhor ocasião para observá-lo no céu.

Mercúrio em Máxima Elongação Oeste em 26 de agosto de 2018:

Em 26 de agosto de 2018, Mercúrio estará em Máxima Elongação Oeste. Isso possibilitará vê-lo no céu por mais tempo. Portanto, o melhor momento para observar Mercúrio será antes do amanhecer de 26 de agosto. Mesmo assim, é possível observá-lo nessa posição favorável entre os dias 21 e 31 de agosto de 2018.
Esse é apenas um período sugerido para melhor observá-lo no céu.

Portanto, a partir da segunda quinzena deste mês, tente procurar Mercúrio à Leste, sentido onde o Sol nasce, em agosto de 2018.

Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 26 de agosto de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 26 de agosto de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Aproveite esse período de agosto para observar, acompanhar e até mesmo fotografar Mercúrio no céu!



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu continua visível e intensamente brilhante à Oeste, sentido onde o Sol se põe, por todo o mês de agosto de 2018.

Em agosto de 2018, Vênus estará mais alto no céu à Oeste para este ano. Com isso, o planeta estará mais tempo visível no céu. Portanto, Vênus ficará mais favorável para ser observado, e ainda, cada vez mais brilhante e em destaque no céu neste mês!

No entardecer de 14 de agosto de 2018, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente. Ambos serão visíveis à Oeste, sentido onde o Sol se põe, ainda ao entardecer.

Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, não perca essa extraordinária conjunção da Lua Crescente com Vênus! Pois, além de estarem próximos aparentemente um ao lado do outro, essa conjunção a envolver os dois corpos celestes, terá mais tempo de visibilidade no céu; se compararmos com as conjunções anteriores.

Vênus em Máxima Elongação Leste em 17 de agosto de 2018:

Em 17 de agosto de 2018, Vênus estará em Máxima Elongação Leste. Isso possibilitará vê-lo no céu por mais tempo. Portanto, o melhor momento para observar Vênus será no entardecer de 17 de agosto. Porém, é possível vê-lo bem brilhante, alto e por mais tempo no céu por praticamente todo o mês de agosto de 2018.

Aproveite agosto de 2018 que será o melhor mês para observar Vênus, que estará no céu à Oeste, sentido onde o Sol se põe.

Máxima elongação à Leste de Vênus em 17 de agosto de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Leste de Vênus em 17 de agosto de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

E no anoitecer de 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2018, Vênus estará próximo aparentemente da estrela Spica, a alfa (mais brilhante) da constelação de Virgem. Apesar desse intervalo em que veremos ambos “próximos”, somente em 1º de setembro de 2018 ambos estarão na máxima aproximação aparente.

Vênus em conjunção com a estrela Spica em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a estrela Spica em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Aproveite para observar, acompanhar e até mesmo fotografar Vênus no céu!



Marte:

Agosto de 2018 será um excelente mês para observar o planeta vermelho no céu! Assim como julho de 2018, neste mês, Marte estará bem brilhante na cor avermelhada e já será notável logo ao anoitecer da sua cidade. O planeta aparece no céu à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Portanto, mesmo após a oposição de Marte em 27 de julho de 2018, agosto de 2018 também será um excelente mês para visualizar o planeta vermelho! Acompanhe a ascensão de Marte no céu, que será visível cada vez mais cedo! E também, note o quanto o planeta estará brilhante em agosto de 2018!

E em 23 de agosto de 2018, Marte estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa, que estará com a aparência de quase cheia. Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, ainda ao entardecer.

Marte em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 23 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 23 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível por todas as noites de agosto de 2018. Pois, neste mês, o planeta irá se pôr antes da meia-noite. Ainda neste mês, Júpiter já aparecerá alto no céu, logo ao anoitecer da sua cidade. O planeta estará próximo da região mais alta do céu acima de você, a qual é denominada Zênite.

Portanto, desde junho e julho, assim como em agosto de 2018 e também nos próximos meses, Júpiter estará visível no céu cada vez por menos tempo.

No período de 13 a 19 de agosto de 2018, Júpiter estará em conjunção com a estrela Zubenelgenubi, a alfa (mais brilhante) da constelação de Libra. Embora esse longo intervalo, a máxima aproximação aparente entre ambos será na noite de 16 de agosto de 2018.

Júpiter em máxima conjunção com a estrela Zubenelgenubi em 16 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Júpiter em máxima conjunção com a estrela Zubenelgenubi em 16 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

E na noite de 17 de agosto de 2018, Júpiter estará em conjunção com a Lua Crescente, que estará a um dia da fase Quarto Crescente. A estrela Zubenelgenubi também participará da conjunção, em que estará próxima aparentemente do planeta Júpiter.

Júpiter em conjunção com a Lua Crescente em 17 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Crescente em 17 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, observe e fotografe essa belíssima e interessante triangulação! Que será visível próximo do Zênite (região mais alta do céu acima de você) logo ao anoitecer!



Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível por todas as noites e até antes de meados das madrugadas de agosto de 2018. Saturno aparecerá no céu logo ao anoitecer da sua cidade. O planeta pode ser observado à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Em agosto de 2018, Saturno será visível por menos tempo no céu. Pois o planeta já aparece alto no céu. Nos próximos meses acontecerá o mesmo, assim, Saturno ficará ainda menos tempo visível.

E no anoitecer de 21 de agosto de 2018, Saturno estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa. Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, já altos no céu logo ao anoitecer.

Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 21 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 21 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, aproveite para ver e até mesmo fotografar essa magnífica conjunção de Saturno e a Lua Crescente Gibosa no céu!



Urano:

Dica para observar Urano: para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

Urano em agosto de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Áries, com magnitude de 5,8. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais!

No início deste mês, Urano aparecerá no céu a partir da meia-noite e por todas as madrugadas. Porém, até o final de agosto de 2018, o planeta ficará ainda mais alto no céu. E assim, Urano surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 22h.

Em 3 de agosto de 2018, Urano estará em conjunção com a Lua Minguante, que estará a um dia da fase Quarto Minguante. A bela conjunção pode ser observada à Leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 23h.

E em 30 de agosto de 2018, a Lua Minguante Gibosa volta a se encontrar com o planeta Urano. Ambos serão visíveis a Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 22h.

Urano em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 3 e 30 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Urano em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 3 e 30 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Então, aproveite para ver e fotografar essas duas conjunções de Urano e a Lua em 3 e 30 de agosto de 2018!

Netuno:

Dica para encontrar Netuno: o planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Netuno em agosto de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 7,8.

No início deste mês, Netuno estará no céu a partir de meados das noites a partir das 21h. Contudo, até o final de agosto de 2018, o planeta ficará ainda mais alto no céu. E assim, Netuno surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 19h.

No início da noite de 26 de agosto de 2018, Netuno estará em conjunção com a Lua Cheia. Ambos estarão no céu à Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 19h.

Netuno em conjunção com a Lua Cheia em 26 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Netuno em conjunção com a Lua Cheia em 26 de agosto de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.



Chuva de meteoros Perseidas – 12 e 13 de agosto de 2018:

A chuva de meteoros Perseidas ocorrerá na madrugada do domingo, 12 de agosto; e também na madrugada da segunda, 13 de agosto de 2018.

Essa é a segunda mais intensa chuva de meteoros do ano!

O horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros será das 3h da madrugada até o amanhecer do domingo, 12 de agosto de 2018. Assim como na madrugada seguinte, das 3h da madrugada até o amanhecer da segunda, 13 de agosto de 2018.

A constelação de Perseu – que dá nome a essa chuva de meteoros – será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, das 3h até o amanhecer. Portanto, a constelação ficará no céu de meados da madrugada até o amanhecer.

É nessa constelação que se localiza o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros. São estimados uma média de 60 meteoros por hora para a chuva de meteoros Perseidas!

Máximo da Chuva de Meteoros Perseidas - 12 e 13 de agosto de 2018.
Máximo da Chuva de Meteoros Perseidas – 12 e 13 de agosto de 2018.

Legenda: Radiante da chuva de meteoros Perseidas localizado na constelação de Perseu. O máximo do fenômeno ocorre das 3h da madrugada até o amanhecer do domingo, 12 de agosto de 2018. Assim como, na madrugada seguinte, das 3h da madrugada até o amanhecer da segunda, 13 de agosto de 2018.

Fonte: IMO – International Meteor Organization e AMS – American Meteor Society.



Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 214 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

16 Comentários

    • Olá Rose Mary Cabral! 😃👍🏻
      Que maravilha! Muitíssimo obrigado por nos ter como referência! 😊🙏🏻
      E que ótimo que você já reconhece e identifica os planetas no céu! 😍👍🏻

  1. Olá pessoal, acompanho vocês já algum tempo, o que me possibilitou encontrar os planetas em nosso céu, parabéns pelo trabalho que é muito bem feito. A propósito consigo ver o planeta Vênus até durante o dia neste mês de agosto, moro em São Paulo, capital. Abraço.

    • Olá Dilamar! 😃👍🏻
      Obrigado pelo reconhecimento e elogio. 😊🙏🏻 Assim como pela compreensão por nosso trabalho dedicado que procura ser claro e objetivo. 😊👍🏻
      Continue nosso fã e sempre nos acompanhando! 😉👍🏻

  2. Saí para caminhar no início da noite com meu cachorro e ao observar o céu suspeitei visualizar Vênus, Marte e Júpiter. Obrigado ao site por confirmar o que eu imaginava e pelo conteúdo instrutivo o qual ficarei assíduo daqui por diante!

  3. Uma pergunta oq foi aquilo no céu ontem a noite dia 30/08/2018 ouve uma queda de algo do espaço em nossa atmosfera parecido com um bola de fogo ao atingir a atmosfera virou em vários pedaços alguém viu e sabe dizer o que era fiquei muito curiosó em saber do ocorrido

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*