Destaques do Céu! – Julho de 2020




Destaques do Céu! – Julho de 2020

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de julho de 2020 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Fases da Lua em julho de 2020:

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado (Apogeu) em relação à Terra.

Fases da Lua em julho de 2020. Crédito: AstroPE.
Fases da Lua em julho de 2020. Crédito: AstroPE.

Fases da Lua:

O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.

Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.

Conheça e descubra mais sobre as Fases da Lua em julho de 2020! 😉👍🏻

Visibilidade dos planetas em julho de 2020:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar será visível a partir da segunda semana de julho de 2020. Quando será observável no céu antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce.

No início de julho, Mercúrio estará ofuscado pelo brilho do Sol. Assim, durante esse período não será possível ver o planeta no céu.

Entretanto, a partir da segunda semana de julho, Mercúrio reaparecerá no céu, porém dessa vez será visível antes do amanhecer ainda baixo em relação ao horizonte Leste.

Mas, da segunda semana de julho até o final deste mês, Mercúrio ficará cada vez mais alto em comparação ao horizonte Leste. E assim será visível por mais tempo no céu.

Mercúrio em conjunção com a finíssima Lua Minguante em 19 de julho de 2020:

Antes do amanhecer de 19 de julho de 2020, Mercúrio estará em conjunção com a finíssima Lua Minguante, um dia antes da Lua Nova (20/07/2020).

Mercúrio em conjunção com a fina Lua Minguante em 19 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a fina Lua Minguante em 19 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa exuberante conjunção poderá ser visível antes do amanhecer baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

Mercúrio em máxima elongação Oeste em 22 de julho de 2020:

Em 22 de julho de 2020, Mercúrio estará em Máxima Elongação Oeste. Isso possibilitará vê-lo no céu por mais tempo. Portanto, o melhor momento para observar Mercúrio será antes do amanhecer de 22 de julho.

Mesmo assim, é possível observá-lo nessa posição favorável entre os dias 12 de julho e 1 de agosto de 2020. Esse é apenas um período sugerido para melhor observá-lo no céu.

Portanto, de meados de julho até o início de agosto de 2020 tente procurar e observar Mercúrio antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 22 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 22 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.

Portanto, aproveite para observar e acompanhar Mercúrio no céu em julho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!

Vênus:

O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de julho de 2020. Quando será observável no céu dos finais das madrugadas até antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce.

No início do mês, Vênus estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Porém, ao longo do mês, Vênus estará cada vez mais alto em comparação ao horizonte Leste. E assim será visível por mais tempo no céu.

Vênus é facilmente observável no céu como uma “aparente estrela” bastante brilhante!

Vênus em conjunção com a estrela Aldebaran em 12 de julho de 2020:

Em meados da madrugada de 12 de julho de 2020, Vênus estará em conjunção com a estrela Aldebaran, alfa (mais brilhante) da constelação de Touro.

Aldebaran é uma gigante vermelha – ou gigante laranja – distante 65 anos-luz da Terra. Parece integrar o aglomerado das Híades na constelação de Touro; porém, isso é apenas aparentemente, uma vez que a estrela está relativamente mais próxima de nós.

Vênus em conjunção com a estrela Aldebaran em 12 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com a estrela Aldebaran em 12 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa admirável conjunção poderá ser observada em meados da madrugada razoavelmente baixa à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Vênus em conjunção com a fina Lua Minguante em 17 de julho de 2020:

E em meados da madrugada de 17 de julho de 2020, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Minguante. A estrela Aldebaran também estará presente aparentemente acima dessa magnífica conjunção.

Vênus em conjunção com a fina Lua Minguante em 17 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Minguante em 17 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa magnífica conjunção poderá ser visível em meados da madrugada razoavelmente baixa à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Portanto, aproveite para observar e acompanhar Vênus no céu em julho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!

Marte:

O planeta vermelho será visível nos finais das noites até antes do amanhecer em julho de 2020.

No início de julho, Marte estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível pouco antes dos finais das noites de julho à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Marte em conjunção com a Lua Minguante em 11 de julho de 2020:

E no final da noite de 11 de julho de 2020, Marte estará em conjunção com a Lua Minguante, um dia antes da Lua Quarto Minguante (12/07/2020).

Marte em conjunção com a Lua Minguante em 11 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Minguante em 11 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa admirável conjunção poderá ser observada no final da noite razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

Portanto, aproveite para observar e acompanhar Marte no céu em julho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!

Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível pouco depois do início das noites até antes do amanhecer em julho de 2020.

No início de julho, Júpiter estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível antes do início das noites de julho à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Assim como Vênus, o planeta Júpiter é evidente no céu como uma “aparente estrela” muito brilhante!

Júpiter em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020:

E pouco depois do início da noite de 5 de julho de 2020, Júpiter estará em conjunção com a Lua Cheia. O planeta Saturno também estará presente abaixo dessa esplêndida conjunção.

Júpiter em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa esplêndida conjunção poderá ser observada pouco depois do início da noite razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

Júpiter em oposição em 14 de julho de 2020 – melhor noite de observação:

Em 14 de julho de 2020, Júpiter estará em oposição. Isso permitirá observar o planeta por mais tempo no céu, ou seja, desde o anoitecer até o amanhecer. Além disso, será na noite da oposição, que Júpiter estará exatamente no sentido oposto ao Sol para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Júpiter já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste).

Júpiter em oposição em 14 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.
Júpiter em oposição em 14 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.

Sendo assim, o Sol, a Terra e Júpiter formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Júpiter estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.

Outra característica que pode-se notar ao observar Júpiter na noite da oposição será o brilho intenso do planeta no céu. Pois, o planeta encontra-se com sua face totalmente iluminada pelo Sol voltada para a Terra na ocasião da oposição na noite de 14 de julho de 2020. Portanto, o planeta se destacará pelo brilho intenso e será facilmente reconhecido no céu!

Embora a oposição de Júpiter aconteça na noite de 14 de julho, o planeta ficará bem brilhante e visível no céu no período de 1 a 31 de julho de 2020. Esse é apenas um intervalo sugerido para você observá-lo no céu e percebê-lo brilhante!

Entretanto, os meses inteiros de julho, agosto e setembro podem ser considerados o melhor período para observação de Júpiter em 2020!

Portanto, aproveite para observar e acompanhar Júpiter no céu em julho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!

Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível pouco depois do início das noites até antes do amanhecer em julho de 2020.

No início de julho, Saturno estará baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível antes do início das noites de julho à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Saturno em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020:

E pouco depois do início da noite de 5 de julho de 2020, Saturno estará em conjunção com a Lua Cheia. O planeta Júpiter também estará presente acima dessa exuberante conjunção.

Saturno em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Cheia em 5 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa exuberante conjunção poderá ser observada pouco depois do início da noite razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

Saturno em oposição em 20 de julho de 2020 – melhor noite de observação:

Em 20 de julho de 2020, Saturno estará em oposição. Isso permitirá observar o planeta por mais tempo no céu, ou seja, desde o anoitecer até o amanhecer. Além disso, será na noite da oposição, que Saturno estará exatamente no sentido oposto ao Sol para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Saturno já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste).

Saturno em oposição em 20 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.
Saturno em oposição em 20 de julho de 2020. Crédito: Solar Walk 2.

Sendo assim, o Sol, a Terra e Saturno formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Saturno estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.

Outra característica que pode-se notar ao observar Saturno na noite da oposição será o brilho intenso do planeta no céu. Pois, o planeta encontra-se com sua face totalmente iluminada pelo Sol voltada para a Terra na ocasião da oposição na noite de 20 de julho de 2020. Portanto, o planeta se destacará pelo brilho intenso e será facilmente reconhecido no céu!

Embora a oposição de Saturno aconteça na noite de 20 de julho, o planeta ficará bem brilhante e visível no céu no período de 1 a 31 de julho de 2020. Esse é apenas um intervalo sugerido para você observá-lo no céu e percebê-lo brilhante!

Entretanto, os meses inteiros de julho e agosto podem ser considerados o melhor período para observação de Saturno em 2020!

Portanto, aproveite para observar e acompanhar Saturno no céu em julho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!

Urano:

Dica para observar Urano: para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

Urano em julho de 2020 estará na constelação de Áries, com magnitude de 5,8. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais!

No início deste mês, Urano aparecerá no céu pouco antes de meados da madrugada até antes do amanhecer em julho de 2020.

Urano aparecerá razoavelmente baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. No entanto, até o fim do mês, o planeta ficará alto no céu em comparação ao horizonte Leste.

Urano em conjunção com a Lua Minguante em 14 de julho de 2020:

E no início da madrugada de 14 de julho de 2020, Urano estará em conjunção com a Lua Minguante.

Urano em conjunção com a Lua Minguante em 14 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Urano em conjunção com a Lua Minguante em 14 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Ambos poderão ser observados no início da madrugada razoavelmente baixos à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Assim, aproveite a conjunção de Urano com a Lua Minguante para tentar vê-lo no céu. Pois a Lua pode ajudar como referência para observá-lo. Também tente fotografar Urano no céu através dessa conjunção em 14 de julho de 2020!

Netuno:

Dica para encontrar Netuno: o planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Netuno em julho de 2020 estará na constelação de Aquário, com magnitude 7,9.

No início deste mês, Netuno estará no céu nos finais das noites até antes do amanhecer em julho de 2020.

Netuno estará razoavelmente baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Entretanto, no transcorrer do mês, o planeta ficará alto no céu em comparação ao horizonte Leste.

Netuno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 9 de julho de 2020:

E no final da noite de 9 de julho de 2020, Netuno estará em conjunção com a Lua Minguante Gibosa. O planeta Marte também estará presente abaixo dessa conjunção.

Netuno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 9 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Netuno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 9 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Ambos estarão no céu no final da noite razoavelmente baixos à Leste, sentido onde o Sol nasce.

As constelações em julho de 2020:

Acompanhe as constelações em destaque no céu em julho de 2020. Observe esses grupos de estrelas que subdividem o céu em 88 áreas distintas nomeadas em latim e que muitas delas representam personagens e seres mitológicos.

Ainda, conheça também as estrelas das principais constelações do céu deste mês, especialmente àquelas do período do anoitecer até o final das noites.

Constelações e estrelas em destaque nas noites de julho de 2020:

As constelações de Boieiro, Lyra, Águia, Escorpião, Sagitário, Cruzeiro do Sul e Centauro são destaque nas noites de julho.

Constelações em destaque nas noites de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Constelações em destaque nas noites de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Boieiro: mais acima do Zênite (local mais alto do céu acima do observador), estará a bastante brilhante gigante vermelha Arturus, alfa (mais brilhante) dessa constelação.

Lyra: ao Norte estará a brilhante e esbranquiçada estrela Vega, alfa dessa constelação, a qual é visível razoavelmente alta à esquerda do Leste, sentido onde o Sol nasce.

Escorpião: a gigante vermelha Antares, alfa dessa constelação, estará alta no céu em relação ao horizonte Leste. A notável e famosa constelação se mostra bem semelhante a um escorpião. Na área próxima a cauda dessa figura mitológica é possível ver, através de um binóculo ou um telescópio, aglomerados abertos e globulares e magníficas nebulosas!

Sagitário: a constelação onde está localizado o centro da Via Láctea estará logo abaixo da famosa constelação de Escorpião. Essa área entre as constelações de Escorpião e Sagitário é repleta de estrelas, aglomerados abertos e globulares e nebulosas.

Cruzeiro do Sul: ao Sul do céu estarão as notáveis e brilhantes estrelas dessa conhecida constelação, as quais formam aparentemente uma cruz que aponta para o Polo Celeste Sul.

Centauro: também ao Sul estarão as notáveis e brilhantes estrelas Alfa Centauri (Rigil Kentaurus) e a Beta Centauri (Hadar); as quais são, respectivamente, a primeira e segunda estrelas mais brilhantes dessa constelação.

Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020:

O Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020 será visível de todo o Brasil.

Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020. Crédito: AstroPE.
Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020. Crédito: AstroPE.

Consulte em Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020 para saber os horários e visibilidade do fenômeno através da ilustração correspondente para observação do fenômeno em todo o País. Todos os horários estão de acordo com o Horário de Brasília – UTC-3.

Portanto, aproveite essa oportunidade para observar, fotografar e convidar os amigos para verem esse magnífico, majestoso e imperdível evento astronômico!

Fonte: 5 de Julho de 2020 – Penumbral Lunar Eclipse – TimeandDate

Visibilidade do Cometa C/2020 F3 NEOWISE em julho de 2020:

O cometa C/2020 F3 NEOWISE estará mais próximo da Terra em 22 e 23 de julho de 2020, a uma distância de 103 milhões de quilômetros. Com isso, haverá possibilidade de observação do cometa a olho nu e através de algum instrumento astronômico.

Cometa C/2020 F3 NEOWISE em máxima aproximação da Terra em 22 e 23 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Cometa C/2020 F3 NEOWISE em máxima aproximação da Terra em 22 e 23 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

No Mundo:

O cometa C/2020 F3 NEOWISE se tornou visível a olho nu no Hemisfério Norte do início até meados de julho de 2020.

No entanto, no Hemisfério Sul, o cometa poderá ser visível a olho nu na terceira semana de julho para aqueles que estiverem mais próximos da Linha do Equador. Entretanto, o corpo celeste poderá ser observado em todo Hemisfério Sul na última semana deste mês através de algum instrumento astronômico.

No Brasil:

O cometa C/2020 F3 NEOWISE poderá ser visível a olho nu no Brasil nas Regiões Norte e Nordeste na terceira semana de julho, com brilho estimado próximo da magnitude 3.

Porém, o corpo celeste poderá ser observado em todo o país na última semana deste mês através de algum instrumento astronômico; com brilho estimado próximo da magnitude 4,5.

Observação do cometa C/2020 F3 NEOWISE das noites de 18 a 31 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.
Observação do cometa C/2020 F3 NEOWISE das noites de 18 a 31 de julho de 2020. Crédito: SkySafari Pro 5.

Legenda: O período recomendado para observação do cometa C/2020 F3 NEOWISE será das noites de 18 a 31 de julho de 2020. Nesse intervalo o cometa desloca-se no céu da constelação de Ursa Maior até a constelação de Cabeleira de Berenice, ambas visíveis no início das noites à Oeste, sentido onde o Sol se põe.

Além da possibilidade de vê-lo a olho nu, também é recomendado a observação desse cometa através de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado); ou ainda, a partir de um pequeno telescópio, com abertura igual ou superior a 70mm.

Fonte: REA – Rede de Astronomia Observacional

Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 214 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

35 Comentários

  1. Nesta noite o céu está totalmente limpo,e eu irei aguardar anciosa pelo eclipse.Vai ser perfeito.Me interesso muito por astronomia.

    • Olá Adriana! 😃👍🏻
      Que esplêndido você ter observado a magnífica conjunção da Lua Cheia com os planetas Júpiter e Saturno! Imaginamos tamanho esplendor! 😍👍🏻
      Nós quem agradecemos por você nos visitar e deixar seu depoimento! E ficamos contentes por você ter visto o fenômeno! 😊👍🏻

  2. Fiz uma foto hoje da Lua, Júpiter e Saturno, mais ou menos 21:00. Postei no Facebook, sem boa qualidade, celular de fraca resolução. Matéria excelente. Amo astronomia, e tenho facilidade em observar e identificar os planetas.

    • Olá Terezinha Chaves Dias! 😃👍🏻
      Que magnífico! Tranquilo quanto a qualidade e resolução do registro, o essencial foi você poder observar e partilhar com os amigos! 😉👍🏻
      A Astronomia é uma ciência fascinante, que muito tem a nos proporcionar em conhecimento e admiração! 😊👍🏻
      Agradecemos imensamente pelo reconhecimento ao conteúdo divulgado e por você nos visitar! 😊🙏🏻

    • Olá Setsuko Hanazaki! 😃👍🏻
      Que ótimo por você observar, pesquisar e nos encontrar! 😍👍🏻 Nós quem agradecemos por nos visitar e pela considerar as informações didáticas, pois nos dedicamos muito para isso. 😊👍🏻

  3. As 5:50 essa conjunção estava surreal,detalhe invertida, tirei uma foto com o celular mesmo , não saiu Saturno, mas a lua e júpiter ficou show, astrope gratidão.

  4. Adoro olhar o céu e acho q.deveria ser ensinado a todas as cças e jovens essas aulas para conhecer o céu, nas Escolas deveria ter algum especialista nessa área, eu tenho muita vontade de aprender

  5. Bom dia! Hoje pouco antes do amanhecer vimos algo com brilho muito forte no céu na direção leste um pouco alto e também vimos algo con médio brilho perto da lua (abaixo e à direita). O que poderiam ser?

    • Olá Lucas! 😃👍🏻
      Pela descrição o corpo celeste visto à Leste é o planeta Vênus! Que brilha intensamente nas madrugadas de julho de 2020. 😉👍🏻
      E próximo aparentemente da Lua estava o planeta Marte, com brilho moderado e avermelhado! 😉👍🏻
      Agradecemos por nos visitar, pelo comentário e envio da sua dúvidas. Esperamos que tenha sido esclarecida. 😊👍🏻

  6. Alguém sabe me dizer qual fenômeno ocorreu na noiret do dia 11 de julho no céu , tinha uma enorme estrela vermelha. Sabem dizem se ocorreu a explosão de alguma estrela que tenha virado super nova? tenho observado o céu com os meus alunos e ficamos na dúvida sobre o que de fato ocorreu.

    • Olá Simone Lucia! 😃👍🏻
      Pela data e brilho intenso avermelhado o corpo celeste observado possivelmente era o planeta Marte, que estava coincidentemente na noite de 11 de julho próximo aparentemente da Lua Minguante. 😉👍🏻
      Esperamos que a informação tenha esclarecido sua dúvida e dos alunos. 😉👍🏻
      Agradecemos pela visita e envio da dúvida. 😊👍🏻

  7. Boa tarde, estou acompanhando os “destaques do céu” com vcs e estou adorando! Muito obrigada pelas informações. Comprei um binóculo 7×50 mas dá raiva, não dá nem pra ver os anéis de saturno. Vcs poderiam me indicar um telescópio em torno de 100mm que seja bom? Um abraço, Luciana

    • Olá Luciana Raposo! 😃👍🏻
      Que ótimo por você acompanhar os Destaques do Céu! e estar gostando muito! 😃👍🏻 Ficamos contentes e gratos por isso! 😍👍🏻
      Entendemos sobre a limitação do binóculo 😅👍🏻. Mas essa é uma “limitação normal” desse tipo de instrumento, já que a proposta do equipamento é produzir menor ampliação e maior campo de visão. E, assim, possibilitar a observação de objetos como aglomerados de estrelas (abertos e globulares) e nebulosas. 😉👍🏻
      Nós recomendamos alguns refratores a partir de 70mm ou refletores a partir de 100mm vendidos por algumas lojas virtuais, como o site tellescopio.com.br 😉👍🏻
      Muito obrigado por nos visitar, pelo comentário e pelo reconhecimento aos conteúdos dedicadamente produzidos. 😊🙏🏻

  8. Eu olho todas as noites de julho, à leste, 2 estrelas(?!)alinhadas verticalmente,das 20h +/- até as 22 h. A Terra descendo sua inclinação faz elas desaparecerem às 23h +/-.
    Que são esses 2 pts de luz?

    • Olá Adriano Mendonça! 😃👍🏻
      Pela descrição citada os dois corpos celestes brilhantes são os planetas Júpiter e Saturno, que aparentemente parecem estrelas brilhantes e que estão “alinhadas verticalmente” à Leste no período de horário mencionados. 😉👍🏻
      Entretanto, há duas estrelas “alinhadas horizontalmente” que se põem à Oeste “verticalmente” às 23h, são as estrelas Rigil Kentaurus (Alfa Centauri) e Hadar (Beta Centauri). 🤔
      Obrigado por sua visita e comentário. 😊👍🏻

  9. Obrigado Marte, por me dar o privilegio de mostrar um espetáculo natural no céu ao amanhecer, é tão lindo o brilho, que até parece se mexendo. Hoje 19/07/2020, às 05:22hs.

    • Olá Marta Luciana Gomes! 😃👍🏻
      Agradecemos pelo depoimento ao observar o magnífico planeta vermelho! 😊👍🏻 Com certeza foi uma visão fantástica! 😍👍🏻

  10. Tirei 2 fotos ao leste com o nascente do sol,usei 2 clulares, nas 2 sairam uma esfera de cor branca, pensei na lua minguante…mas em uma foto saiu um meio contorno, como um abajur verde em torno da “lua”voltado para o sol,na outra foto saiu de vor tranparente o contorno.O que seria esta esfera?
    Como posso enviar a foto para vocês? Tirei hoje antes das 8:00 da manhã, dia 20/07/2020

  11. ontem dia 21/07/2020 lá por 05h00 a estrela mais brilhante que já vi, no lado LESTE com a Lua Nova…. qual seria ???? hoje dia 22/07/2020 04h00 quase que desapareceu, acho que este planeta ou estrela subiu e quase desapareceu..

    • Olá Celso Souza! 😃👍🏻
      Pela descrição, data e horário provavelmente o corpo celeste observado é o planeta Vênus! Esse planeta é visível como uma aparente “estrela muito brilhante” no final da madrugada até antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce. 😉👍🏻

  12. Foi visto o cometa ontem por volta de 18:40 em Cidade Ocidental,Goias.Muito lindo a minha familia toda viu.Lindo demais.Tem um brilho branco leleste e dentro um pouco esverdeado.

    • Olá Eusiane Maria Pinto! 😃👍🏻
      Agradecemos bastante por partilhar seu depoimento sobre a observação do cometa! 😊👍🏻 Deve ter sido esplêndido vê-lo no céu! 😍👍🏻

    • Olá Luciene! 😃👍🏻
      Que ótimo tanto por você observar o cedo desde cedo quanto te visto o magnífico planeta Vênus no céu! 😉👍🏻
      Agradecemos também por partilhar o seu depoimento de observação conosco! 😊👍🏻

  13. Eu acordei hoje às 4:00 da manhã e olhei pela janela do meu quarto, quando me deparei com brilho intenso de uma estrela e cada vez mais aumentava e eu fiquei encantada. Vim atrás de saber exatamente o que era e vi aqui a descrição. Realmente é muito lindo!!

    • Olá Cris! 😃👍🏻
      Que ótimo por você ter observado, pesquisado e sabido que viu o exuberante planeta Vênus no céu! 😊👍🏻 Deve ter sido uma visão magnífica! 😍👍🏻
      Muito obrigado por nos visitar e comentar! 😉👍🏻

  14. Oi tem uma estrela muito brilhante onde o sol nasce. Sempre vejo ela Depois das 22hrs então depois ela começa a subir e as 1da manhã ela ja esta bem acima e muito brilhante e avermelhada e as veses parece q fica se mexendo. Todo dia observo e faz o mesmo percurso. Estou curiosa p saber o que será? Um planeta ou uma estrela ?

    • Olá Dayanne Santos! 😃👍🏻
      Pelo horário, descrição e posição no céu, o corpo celeste observado provavelmente é o planeta Marte! 😉👍🏻
      Nós agradecemos imensamente por nos visitar e enviar sua dúvida! Esperamos que a informação tenha lhe ajudado! 😊👍🏻

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*