Destaques do Céu! – Setembro de 2018




Destaques do Céu! – Setembro de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de setembro de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Fases da Lua em setembro de 2018:

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado (Apogeu) em relação à Terra.

Fases da Lua em setembro de 2018. Crédito: AstroPE.
Fases da Lua em setembro de 2018. Crédito: AstroPE.

Fases da Lua:

O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.

Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.

Conheça e descubra mais sobre as Fases da Lua em setembro de 2018! 😉👍🏻

Visibilidade dos planetas em setembro de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar será visível no início de setembro de 2018 nos finais das dez primeiras madrugadas, instantes antes de amanhecer. Mercúrio poderá ser visto nesse período à Leste, sentido onde o Sol nasce, perto do horário do amanhecer da sua cidade.

A partir de 10 de setembro de 2018, Mercúrio ficará muito próximo aparentemente do Sol. Com isso, será mais difícil vê-lo por causa do ofuscamento provocado pelo brilho solar.

Portanto, do dia 10 de setembro até final do mês, Mercúrio ficará bastante próximo aparentemente do Sol, o que inviabilizará sua possível observação. Entretanto, o planeta reaparecerá no céu à Oeste, sentido onde o Sol se põe, no início do mês de outubro de 2018.

Antes do amanhecer de 5 e 6 de setembro de 2018, Mercúrio estará em conjunção com a estrela Regulus, alfa (mais brilhante) da constelação de Leão. Sendo que em 6 de setembro acontecerá a máxima aproximação entre os dois corpos celestes.

Mercúrio em conjunção com a estrela Regulus em 5 e 6 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a estrela Regulus em 5 e 6 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

E em 9 de setembro de 2018, Mercúrio estará aparentemente entre a finíssima Lua Minguante e a estrela Regulus. Portanto, os três corpos celestes distintos formarão uma belíssima conjunção tripla no céu! Que poderá ser observada antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 9 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 9 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Aproveite esse breve período no início de setembro de 2018 para observar, acompanhar e até mesmo fotografar Mercúrio no céu!



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu continua visível e muitíssimo brilhante à Oeste, sentido onde o Sol se põe, por todo o mês de setembro de 2018.

Em setembro de 2018, Vênus continuará alto no céu à Oeste, sentido onde o Sol se põe. Embora o melhor entardecer e anoitecer para vê-lo tenha acontecido em 17 de agosto, setembro de 2018 é um ótimo mês para continuar observando Vênus no céu.

Logo no início de setembro de 2018, Vênus poderá ser visto ao anoitecer próximo aparentemente da estrela Spica, a alfa (mais brilhante) da constelação de Virgem. A interessante e exuberante conjunção já é possível ser notada ainda no final do mês passado, no anoitecer de 31 de agosto; e também em 1 e 2 de setembro. Entretanto, a maior proximidade aparente acontecerá em 1º de setembro de 2018. Para ver Vênus em conjunção com a estrela Spica nesse período olhe para Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o anoitecer.

Vênus em conjunção com a estrela Spica em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a estrela Spica em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Vênus em conjunção com a Lua e a estrela Spica em 12 de setembro de 2018:

E no entardecer de 12 de setembro de 2018, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente. A estrela Spica, a alfa (mais brilhante) da constelação de Virgem, também participará aparentemente da belíssima conjunção. Portanto, será visível uma fantástica conjunção em formato triangular, que terá em cada vértice (ponta): Vênus, a Lua Crescente e a estrela Spica!

Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 12 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 12 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Os três corpos celestes serão visíveis à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo ao anoitecer. Pois será necessário aguardar escurecer para ver a estrela Spica presente nessa magnífica conjunção tripla no céu!

Aproveite para observar e acompanhar Vênus em setembro de 2018! Veja e fotografe essa belíssima conjunção tripla no céu que acontecerá no início da noite de 12 de setembro.



Marte:

O planeta vermelho será visível por todas as noites e até meados das madrugadas de setembro de 2018. Marte ainda será bem visível em setembro de 2018, porém já aparecerá razoavelmente alto em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, logo ao anoitecer da sua cidade.

Portanto, contemple e continue acompanhando a ascensão de Marte no céu em setembro de 2018. Embora após os meses de julho e agosto, o planeta vermelho ainda estará bem brilhante no céu neste mês!

E em 19 de setembro de 2018, Marte estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa, com aspecto de quase cheia. Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, ainda ao entardecer.

Marte em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 19 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 19 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Assim, aproveite para observar e fotografar essa belíssima conjunção no céu!



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível por todas as noites de setembro de 2018. Júpiter aparecerá já alto no céu logo ao anoitecer da sua cidade. Com isso, o planeta aparecerá por menos tempo no céu.

Em setembro de 2018, Júpiter será visível alto no céu, porém à Oeste, sentido onde o Sol se põe. Isso significa que neste mês será quase a “despedida” de Júpiter no céu, já que o planeta ficará a cada noite de setembro de 2018 menos tempo no céu e mais baixo em relação ao horizonte Oeste.

E na noite de 13 de setembro de 2018, Júpiter estará em conjunção com a fina Lua Crescente. A estrela Zubenelgenubi, a alfa (mais brilhante) da constelação de Libra, também estará presente aparentemente na conjunção.

Os três corpos celestes distintos serão visíveis à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo ao anoitecer.

Júpiter em conjunção com a fina Lua Crescente em 13 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a fina Lua Crescente em 13 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, observe e fotografe essa magnífica triangulação no céu!



Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível por todas as noites de setembro de 2018. Saturno já aparecerá alto no céu logo ao anoitecer da sua cidade, próximo a região do Zênite, região mais alta do céu acima de você.

Em setembro de 2018, Saturno será visível por menos tempo no céu. Uma vez que o planeta já aparecerá alto no céu. Assim, nos próximos meses, o planeta ficará ainda menos tempo visível.

E no anoitecer de 17 de setembro de 2018, Saturno estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa. Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, já altos no céu logo ao anoitecer.

Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 17 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 17 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, aproveite para ver e fotografar essa magnífica conjunção de Saturno e a Lua Crescente Gibosa no céu!



Urano:

Dica para observar Urano: para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

Urano em setembro de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Áries, com magnitude de 5,7. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais!

No início deste mês, Urano aparecerá no céu a partir das 21h e por todas as madrugadas. Mas, até o final de setembro de 2018, o planeta ficará mais alto no céu e aparecerá mais cedo. E assim, surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 19h.

Na noite de 26 de setembro de 2018, Urano estará em conjunção com a Lua Minguante Gibosa. A bela conjunção poderá ser observada à Leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 20h.

Urano em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 26 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Urano em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 26 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Então, aproveite a oportunidade para ver e fotografar essa conjunção de Urano e a Lua no céu!

Netuno:

Dica para encontrar Netuno: o planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Netuno em setembro de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 7,8.

No início deste mês, Netuno estará no céu a partir das 19h por todas as noites e madrugadas de setembro de 2018. Contudo, até o final de setembro de 2018, o planeta ficará mais alto e estará mais cedo no céu. Com isso, no final do mês, Netuno surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 18h.

Netuno em oposição em 7 de setembro de 2018 – melhor noite de observação:

Em 7 de setembro de 2018, Netuno estará em oposição. Uma vez que Netuno não é visível a olho nu e não se mostrar notadamente brilhante no céu, a oposição desse planeta apenas permitirá termos o corpo celeste presente por mais tempo no céu. Ou seja, Netuno estará no céu desde o anoitecer até o amanhecer.

Além disso, será na noite da oposição, que Netuno estará exatamente no sentido oposto ao Sol para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Netuno já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste).

Netuno em oposição em 7 de setembro de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Netuno em oposição em 7 de setembro de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Sendo assim, o Sol, a Terra e Netuno formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Netuno estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.



Como observar Netuno em setembro de 2018:

Outra característica é que na noite da oposição de Netuno o planeta estará sutilmente maior e com sua face voltada para a Terra totalmente iluminada pelo Sol. Portanto, a oposição de Netuno trará mais vantagem para quem observá-lo através de algum instrumento astronômico, ao invés da observação visual, já que o planeta não é visível à olho nu.

Os meses inteiros de setembro e outubro podem ser considerados o melhor período que Netuno estará no céu para ser observado por telescópio! Portanto, se você possui algum instrumento astronômico, utilize-o neste mês para observar Netuno no céu! Será necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

(Use a imagem a seguir, da conjunção de Netuno com a Lua Crescente Gibosa, para tentar encontrá-lo e observá-lo por telescópio)

Na noite de 23 de setembro de 2018, Netuno estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa, a um dia da fase Cheia. Ambos estarão no céu à Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 18h.

Netuno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 23 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Netuno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 23 de setembro de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.



Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 214 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

17 Comentários

  1. Realmente AM♥ a página de vocês! Todo começo de mês venho verificar os Destaques do Céu e deixar marcadinho no meu calendário as melhores datas e o que visualizar.
    O trabalho de vocês é maravilhoso, Parabéns!
    Sou de Joaçaba-SC!

    • Que maravilha Alice Cristina! 😍👍🏻
      Ótimo que os conteúdos lhe ajudem na observação dos eventos e fenômenos astronômicos! 😃👍🏻
      Muito obrigado por nos visitar, acompanhar e marcar em seu calendário as datas dos acontecimentos! 😊👍🏻
      Obrigado! 😊🙏🏻

  2. Realmente AM♥ a página de vocês! Todo começo de mês venho verificar os Destaques do Céu para deixar marcadinho no meu calendário as melhores datas e o que visualizar.
    O trabalho de vocês é maravilhoso, Parabéns!
    Sou de Joaçaba-SC!

    • Olá Alice Cristina! 😃👍🏻
      Que maravilha você sempre nos visitar todo mês para consultar os Destaques do Céu! 😍👍🏻
      E ainda, marcar em seu calendário as datas para observar os principais fenômenos e eventos do mês! 😊👍🏻
      Muitíssimo obrigado pelo reconhecimento, visita e interação com a gente! 😊🙏🏻

  3. Não tenho como explicar o quanto o trabalho de vcs é maravilhoso. Parabéns! Vcs mudam nosso olhar pro céu e para a educação de um modo geral. Muito obrigado por dividir conoscobtantas informações maravilhosas

    • Que esplêndido depoimento Gizele!!! 😍👍🏻
      Agradecemos imensamente por reconhecer nosso dedicado trabalho! 😊🙏🏻
      Essa também é uma de nossas propostas e intenções: apresentar as pessoas um olhar mais direcionado e reflexivo para o céu! Para assim, através das explicações, ilustrações, dicas e orientações, os visitantes aprenderem sobre o céu. E ainda, obterem conhecimento ao descobrirem através do fenômenos e eventos astronômicos, mais e mais sobre a Astronomia! 😉👍🏻
      Quem agradece somos nós, por você e por cada um que nos visita e partilha conosco esse reconhecimento e interesse nessa magnífica ciência, a Astronomia! 😊👍🏻
      Muito obrigado mais uma vez! 😊🙏🏻

  4. Vem cá amigos, essa “estrela” (pelo padrão luminoso, parece um planeta, pois não cintila) gigantesca que está aparecendo nos céus de são paulo entre as 18:30 ~20:00 +- (ela fica mais tempo até o horizonte, deve ficar até umas 21:30 +-), É Vênus ? Eu nunca ví Vênus desse tamanho e tão brilhante como está agora nos céus, é um absurdo !! ( Está ENORME e emite luz tanto vermelha quanto azul, é possível distinguir essas 2 cores a olho nú). É Vênus mesmo ? (ainda não Observei aqui, tenho um telescópio mas até o momento nunca tinha reparado nisso, minha mãe veio me falar sobre isso um tempo atrás e eu nem dei conta, disse que era júpiter um saturno… quando me deparei com a dita cuja…. eu levei um susto rs… era ENORME !!, mal posso esperar o próximo dia para observá-la).

    • Olá Felipe Djairt! 😃👍🏻
      Muito provavelmente pela descrição e detalhes é o planeta Vênus! 😉👍🏻
      O planeta alcançará seu máximo brilho para o ano de 2018 nesta segunda, 24 e terça, 25 de setembro de 2018! Portanto, o brilho enorme que o destaca que você relatou tem relação justamente com esse período de maior brilho do planeta! 😉👍🏻 Por isso você teve um espanto! 😅👍🏻
      Continue a observar Vênus nas próximas tarde e início das noite desse final de setembro de 2018! 😉👍🏻

      • Também tenho observado e tirado foto. Muito estranho porque as luzes dessa estrela pulsa, visto no telescope baixado no app. Tirei várias fotos. Não parece planeta. Parece emitir luz.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*