Destaques do Céu!




Oposição de Saturno – junho de 2017

O corpo celeste em destaque deste mês certamente é o planeta Saturno, o qual estará em oposição e se apresentará mais brilhante no céu!

Saturno, o gigante gasoso conhecido pelo largo sistema de anéis compostos de rochas e gelo, estará em oposição às 7:04 do dia 15 de junho de 2017. Porém, como isso se dará durante o dia, a noite anterior (14 de junho) será o melhor momento (auge) para observar o fenômeno, uma vez que o corpo celeste é bem visível à noite.

O planeta estará na “área” da constelação de Escorpião, e Antares, estrela mais brilhante (alfa) dessa constelação, estará pouco acima do planeta servindo de referência para achá-lo no céu.

A oposição ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Terra e algum determinado planeta que esteja além da órbita do nosso planeta, ou seja, nesse caso ocorrerá uma alinhamento Sol-Terra-Saturno. Devido a esse fenômeno, o planeta encontra-se relativamente mais próximo da Terra, tornando-o mais brilhante quando visto no céu ou maior quando observado por telescópio.

Na noite de 14 de junho, Saturno será visível durante a noite toda, ou seja, desde o anoitecer (18h no sentido Leste) até o nascer do Sol (6h no sentido Oeste).
O planeta apresentará um brilho significativo, pelo qual facilmente você o identificará no céu. A magnitude do planeta estará 0,0, ou seja, tão brilhante quanto a estrela Vega, alfa de Lira.

A oposição deste ano é especial, pois coincide com o solstício de verão no hemisfério norte de Saturno, quando seu polo norte se inclina diretamente para o Sol, então os anéis aparecerão em sua maior largura, quando vistos da Terra. Ou seja, além da maior proximidade à Terra, Saturno apresentará praticamente toda a faixa dos anéis para nós observadores.

Esse maior brilho refletido pelos anéis a partir do nosso ponto de vista (perspectiva) é denominado Efeito Seeliger (Seeliger Effect). O efeito é proveniente da ausência de sombras pelas partículas que compõem os anéis, pois essas cobrem espaços ou brechas entre si, criando assim uma área mais reflexiva da luz solar. Para nós daqui da Terra percebemos que o brilho dos anéis se destaca em relação à esfera gasosa do planeta Saturno.

Portanto, veremos o planeta mais brilhante no céu; maior e ainda mais belo quando visto por telescópio, devido ao somatório desses fatores!

Sobre AstroPE 214 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*