Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019




Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019

O Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 será visível completamente do Oeste da África, da Antártida, da América Central e do Sul, inclusive do Brasil, e do Leste da América do Norte. Nessas áreas o fenômeno poderá ser visível ao longo de todo o dia com duração de 5 horas e 28 minutos.

No Oeste da Ásia; Europa por completo; e nas áreas da região Central e Leste da África, o trânsito de Mercúrio será visível em progresso pela tarde.

Enquanto que, nas áreas da região Central e Oeste da América do Norte; e Sul da Groenlândia, o trânsito de Mercúrio será visível em andamento pela manhã.

Trânsito de Mercúrio de 8 de novembro de 2006. Crédito: James Solon.
Trânsito de Mercúrio de 8 de novembro de 2006. Crédito: James Solon.

O que é o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019?

Um trânsito ou trânsito planetário é quando um planeta passa em frente ao Sol. Assim, quando observado de maneira segura, o planeta pode ser visível como um pequeno disco preto se movimentando na frente da nossa estrela.

Os planetas Mercúrio e Vênus possuem órbitas dentro da órbita da Terra. Portanto, apenas esses dois planetas podem passar entre o Sol e a Terra e, assim, serem vistos atravessando o disco solar.

Visibilidade do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019:

No Mundo:

O Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 será visível completamente do Oeste da África, da Antártida, da América Central e do Sul, inclusive do Brasil, e do Leste da América do Norte. Nessas áreas o fenômeno poderá ser visível ao longo de todo o dia com duração de 5 horas e 28 minutos.

Portanto, o fenômeno poderá ser observado dos países dos continentes citados acima. Assim sendo, em toda a área de visibilidade será visível todo o progresso do trânsito planetário.

Área de visibilidade no Mundo do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019. Crédito: TimeandDate.
Área de visibilidade no Mundo do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019. Crédito: TimeandDate.

No Brasil:

No Brasil, o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 poderá ser visível por completo de todo o País. Ou seja, poderemos ver o fenômeno do início até o fim em todas as regiões do Brasil.

Portanto, será possível observar todas as etapas (“contatos”) do trânsito planetário, tais como: primeiro contato (início), segundo contato, máximo do trânsito planetário (meio do trânsito de Mercúrio próximo do centro do disco solar), terceiro contato, e quarto contato (fim).

Área de visibilidade no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019. Crédito: TimeandDate.
Área de visibilidade no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019. Crédito: TimeandDate.

Etapas (contatos) visíveis no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019:

Como citado, no Brasil o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 poderá ser observado por completo de todo o País. Isso significa que, de todo o território nacional, portanto de todas as regiões do país, poderemos ver o fenômeno do início até o fim.

Assim, no Brasil será possível observar todas as etapas (contatos) do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019. Essas etapas (contatos) do fenômeno as quais poderão ser visíveis são:

• Primeiro contato – início do trânsito planetário;

• Segundo contato;

• Máximo do trânsito planetário – meio do trânsito de Mercúrio próximo do centro do disco solar;

• Terceiro contato;

• Quarto contato – fim do trânsito planetário.

Observação no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019:

O Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 poderá ser visível no Brasil a partir de meados da manhã, com auge próximo do meio-dia, e até meados da tarde da segunda, 11 de novembro de 2019. (Horário de Brasília – UTC-3)

Horários no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019:

Consulte a seguir os horários e visibilidade das etapas (contatos) no Brasil do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 através da ilustração correspondente para observação do fenômeno em todo o País. Todos os horários estão de acordo com o Horário de Brasília – UTC-3.

Horários do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 no Brasil. Crédito: AstroPE.
Horários do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 no Brasil. Crédito: AstroPE.

Os Trânsitos de Mercúrio na História:

Foi o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) quem previu pela primeira vez que um trânsito de Mercúrio ocorreria no final de maio de 1607. Em 28 de maio de 1607, Kepler observou uma mancha escura no Sol através de uma câmera obscura improvisada. No entanto, o que ele viu foi uma mancha solar, mas na época os astrônomos europeus não estavam cientes dessas imperfeições no Sol e as explicaram à medida em que o planeta transitava. Quando os astrônomos descobriram a mancha solar usando telescópios, Kepler percebeu seu erro e publicou uma retratação.

Anos mais tarde, Kepler previu que o próximo trânsito de Mercúrio aconteceria em 7 de novembro de 1631, mas, infelizmente, ele não viveu para ver o fenômeno… Astrônomos de toda a Europa se preparavam para observar o evento, mas devido ao mau tempo, apenas o astrônomo francês Pierre Gassendi (1592-1655) pôde observar esse trânsito, um ano após a morte de Kepler.

O quão raro são os Trânsitos de Mercúrio?

Os Trânsitos de Mercúrio são fenômenos raros e ocorrem, em média, 13 vezes por século! Entretanto, no século 21, portanto de 2001 até 2100, ocorrerão 14 passagens de Mercúrio em frente ao Sol.

Curiosidade: os trânsitos de Vênus são raríssimos, e ocorreram duas vezes neste século. O último ocorreu em 6 de junho de 2012, enquanto que o penúltimo aconteceu em 8 de junho de 2004. Os próximos fenômenos acontecerão em 10-11 de dezembro de 2117 e em 8 de dezembro de 2125.

A última vez que o trânsito de Mercúrio ocorreu foi há 3 anos, em 9 de maio de 2016. Já o penúltimo fenômeno aconteceu há 13 anos, em 8 de novembro de 2006. O próximo evento, depois do Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019, acontecerá daqui a 13 anos, em 13 de novembro de 2032.

Trânsitos de Mercúrio:

• Penúltimo: 8 de novembro de 2006.

• Último: 9 de maio de 2016.

• Próximo: 13 de novembro de 2032.

Confira a seguir as datas dos trânsitos de Mercúrio no século 21 (neste século):

• 7 de maio de 2003;
• 8 de novembro de 2006;
• 9 de maio de 2016;
• 11 de novembro de 2019;
• 13 de novembro de 2032;
• 7 de novembro de 2039;
• 7 de maio de 2049;
• 8-9 de novembro de 2052;
• 10 de maio de 2062;
• 11 de novembro de 2065;
• 14 de novembro de 2078;
• 7 de novembro de 2085;
• 8 de maio de 2095;
• 10 de novembro de 2098.

Cuidados e recomendações para observar o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019:

ATENÇÃO! JAMAIS OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL! Como se trata de uma observação direcionada para o Sol deve-se usar um filtro de observação solar adequado. Pois, toda observação do Sol requer TOTAL CUIDADO!

Mercúrio se encontra distante e é bem pequeno para ser visto através de óculos de observação solar. Por isso, durante o trânsito em frente ao Sol o menor planeta do Sistema Solar só é visível por meio da ampliação produzida por binóculo ou telescópio.

Porém, esses instrumentos astronômicos devem estar com um filtro de observação solar instalado na abertura de entrada da luz. Ou seja, por exemplo, em binóculos e telescópios refratores o material é colocado na abertura antes da objetiva; enquanto que, em telescópios refletores o material é posto no local da tampa de abertura, antes do espelho primário.

Óculos, binóculo e telescópio com filtros de observação do Sol. Crédito: TimeandDate.
Óculos, binóculo e telescópio com filtros de observação do Sol. Crédito: TimeandDate.

Legenda: Mercúrio não poderá ser visível por meio de óculos de observação solar durante um trânsito em frente ao Sol. Pois, o planeta é muito pequeno para ser visto pela visão humana nesse fenômeno. Portanto, Mercúrio só pode ser observado através da ampliação gerada por um instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio.

Para mais dicas e orientações para observar com segurança o Trânsito de Mercúrio de 11 de novembro de 2019 saiba mais em Como observar o Sol com segurança?

Portanto, aproveite essa oportunidade para observar, fotografar e convidar os amigos para verem esse magnífico, majestoso e imperdível evento astronômico! 😃👍🏻

Compartilhe o link deste post com amigos através das redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagram). 😉👍🏻 Obrigado!!!

Fontes:

11–12 de Novembro de 2019 Mercury Transit – TimeandDate

Transit of Mercury – TimeandDate

Do Sunglasses Protect Eyes in a Solar Eclipse? – TimeandDate

O trânsito de Mercúrio e o tamanho do Sistema Solar – Astronomia no Zênite

Seven Century Catalog of Mercury Transits: 1601 Ce To 2300 Ce – gsfc.NASA

2019 Transit of Mercury – EclipseWise.com

Sobre AstroPE 215 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*