TUTORIAL
LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO:
PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS.
Por: James Solon

Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano ficam sujos com pequenas partículas de poeira e até mesmo com fungos dependendo dos casos.

Newtoniano GSO

O modelo de telescópio Newtoniano possui o tubo aberto, sem nenhuma vedação entre a abertura do tubo até o espelho primário localizado ao fundo, por conta disso, no decorrer do tempo, tanto partículas quanto “alguns tipos” de sujeira se acumulam na superfície do espelho primário (primeiro a receber a luz e até mesmo ser o principal espelho da ótica do modelo de telescópio em questão).

Devido a isso, é despertada uma grande dúvida: como limpar os espelhos tão sensíveis de um telescópio? Para lhe ajudar numa das questões de maior “apreensão” para aqueles que realizam observações astronômicas com uso de instrumentos como o telescópio newtoniano, eu fiz esse tutorial. Sendo importantíssima a obediência destas seguintes palavras chaves: Paciência – Atenção – Cuidado.

Espelho sujo 2

Espelho sujo 1Espelho de um telescópio Newtoniano sujo, antes do processo de limpeza.

ETAPA INICIAL: A AQUISIÇÃO DOS MATERIAIS


Para iniciar o processo de limpeza e seguir as devidas etapas, o passo inicial é a compra dos materiais. Apesar dos cuidados e recomendações, a compra dos materiais é algo simples e carece apenas de um pouco de investimento. Lembrando que os materiais podem ser divididos em valores e quantidades para outras pessoas as quais possuem um ou mais instrumentos como telescópios newtonianos. Entretanto, após essas indicações ficará mais fácil adquirir os materiais.
Partindo de uma vasta pesquisa, tanto em sites nacionais, internacionais, pessoas com experiências nesse procedimento e opinião de amadores, eu pude consolidar esses procedimentos e também quais materiais comprar.

OS MATERIAIS SÃO:

  • ÁGUA DEIONIZADA;
    água deionizada
  • DETERGENTE NEUTRO (MARCA SUGERIDA NIONLAB);
    detergente neutro
  • ALGODÃO EM BOLAS (BRANCOS OU COLORIDOS, EMBALAGEM COM 95G);

algodão 1OU

algodão 2

  • LUVAS CIRÚRGICAS (ESPECIFICAREI O MOTIVO);
    luvas
  • RECIPIENTE PROPORCIONAL AO ESPELHO O QUAL SERÁ LIMPO.
    espelho na água

Comentários sobre os materiais:


Antes de iniciar os procedimentos é pertinente destacar a importância e recomendação dos materiais utilizados. A água deionizada é pura (somente H2O), não contendo minerais, íons e metais pesados. A água citada é similar a água destilada, variando apenas em seu processo de obtenção, no qual a água deionizada é mais “produzível” e economicamente viável para produção em maior escala. A água deionizada auxiliará em muito no processo de dissolução do detergente e enxágue do espelho.

O detergente neutro citado é não iônico, biodegradável, para uso em laboratório, utilizado para lavagem de material médico-cirúrgico, laboratorial e de equipamentos como contadores de células, gasometrias, semiautomáticos ou automáticos para bioquímica, etc. Mas, para a limpeza do espelho do telescópio, o mesmo apresenta uma característica de “aderência” somente à sujeira e espuma pouco somente ligando-se às impurezas. Muito eficaz eu diria!

O uso do algodão é simples, será necessário para remoção de manchas mais “difíceis” (ou não tanto) e na finalização da limpeza, porém é de GRANDE CUIDADO em seu respectivo uso, sendo assim, é de crucial importância a obediência do seu modo de uso, o qual será citado a seguir.

As luvas são importantes não por um excesso de cuidado ou podendo ser assim até deixada de ser utilizada, mas sim, para evitar o contato das mãos, mesmo limpas, com a água e substâncias usadas. Ainda por destacar, as luvas também são fáceis de limpar resíduos e evitar toques acidentais por parte dos dedos na superfície do espelho, pois os dedos possuem oleosidade natural e até gotículas de suor. Por conta disso, a importância do uso das luvas contribuirá num processo zeloso e eficaz na limpeza do espelho, afinal, se é para ser feito corretamente, é importante seguir corretamente.

Por fim, o recipiente o qual conterá a água e o espelho. É interessante que o material do recipiente seja de vidro, para assim, não lançar, mesmo que em mínimas quantidades de algum material do qual ele é feito, por exemplo: panelas de alumínio ou outro metal, pois mesmo que limpas, a possibilidade de misturar gordura; impurezas do processo cotidiano de limpeza, e/ou também algum vestígio de metal pesado é bem grande. Novamente destaco isso devido à segurança de todo o processo, a fim de não se ter posteriores “dores de cabeça”. O recipiente não precisa ser nem muito grande e nem muito pequeno (justo) comparado ao tamanho do espelho, pois grande demais demandará muita água deionizada, e se for menor, quase do tamanho do espelho, dificultará no processo de manuseio durante a limpeza.

ETAPA DE PROCEDIMENTO DA LIMPEZA.
Lavagem inicial:
recipiente - lavar espelhoRecipiente para lavagem do espelho.

Para iniciar, mergulhe o espelho dentro do recipiente contendo a água deionizada e detergente neutro (indicado nos materiais), a dosagem é de 10 ml para cada litro (segundo rótulo do fabricante, podendo variar conforme necessidade). Em seguida, com cuidado, levante e desça (na vertical) o espelho dentro d’água, para assim manter suspensas as partículas mais pesadas e já dar início ao processo de lavagem. Após esse passo inicial faça a água movimentar-se em círculos, como num redemoinho, com velocidade moderada, assim, as partículas suspensas e mais pesadas se deslocarão para as bordas e o detergente começará a espumar e agir sobre as manchas e/ou resíduos na superfície do espelho. Após alguns minutos, até três no máximo, passa-se para etapa seguinte.

LAVAGEM MAIS DELICADA (ÁGUA E DETERGENTE):


Após a etapa anterior, remova o espelho d’água e coloque-o em cima de uma superfície plana, como um pequeno banco por exemplo. LEMBRANDO que a face reflexiva deve estar voltada para cima, é claro. Após isso, remova toda a água e impurezas contidas no recipiente, o qual pode ser lavado com água de torneira, porém deve ser enxuto com pano limpo ou “papel toalha”, desde que não fique nenhum fiapo ou finos papeis no recipiente.

Em seguida, coloque a água deionizada novamente na mesma quantidade anterior, coloque também detergente na medida sugerida de 10ml, ou o equivalente ao nível de sujeira do espelho para auxiliar na limpeza. Mergulhe o espelho e faça novamente o movimento circular lançando pouco a pouco o detergente na água. Desse modo, ao movimentar a água e lançar o detergente, o processo de limpeza será feito, e terá ação por parte do detergente. Feito isso por alguns minutos (três no máximo), remova o espelho d’água, confira e visualize o mesmo. Se caso ele estiver ainda com alguma sujeira repita esse mesmo processo, porém adicionando detergente na direção das áreas afetadas, não se preocupando em ver que o detergente parece fixar-se na superfície do espelho, com a movimentação mais rápida e a ação da espuma leve, você verificará que o espelho ficará mais limpo e o detergente terá dissolvido.

Entretanto se o espelho já ficou limpo somente ao lavar no parágrafo anterior somente uma vez, ou se após duas vezes já foi visto que o mesmo está limpo passa-se para outra etapa.

LAVAGEM ESPECÍFICA (USO DOS ALGODÕES):
espelho na água 2Recipiente com o espelho e algodão.

Desta vez, após retirar o espelho d’água e colocá-lo sobre um banco ou base fixa, e ainda limpar o recipiente como citado, será necessário a utilização do algodão. Esta etapa requer CUIDADO no uso do algodão e auxiliar em definitivo na limpeza do espelho. Para tanto, insira novamente o espelho na água deionizada com detergente e coloque apenas uma bola de algodão, deixando-o imerso e molhado obviamente. Assim, mova o algodão delicadamente num único sentido de uma borda para outra do espelho, gire ele para não usar o lado usado de novo, e passe da mesma forma numa outra região do espelho na qual você ainda não passou. Após duas passadas, descarte-o. Faça tal procedimento, SEMPRE COM O ALGODÃO IMERSO NA ÁGUA, até ter passado POR TODA A SUPERFÍCIE do espelho.
Enxágue o espelho lançando sobre ele a água deionizada, gire-o e lance novamente. Depois disso, o processo de limpeza e lavagem está finalizado!

Ufa mesmo… Mas todo o procedimento é necessário para ter excelente resultado.

 ETAPA DE SECAGEM:

espelho secando 2
Espelho em repouso na vertical para secagem.

NÃO É NECESSÁRIO PASSAR ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE O ESPELHO, nem mesmo direcionar para sua superfície algum mecanismo o qual produz corrente de ar, como ventilador, secador e etc. SOMENTE DEIXE-O ABRIGADO E SECANDO EM TEMPERATURA AMBIENTE. Se notar alguma poeira ou fiapo mínimo você pode utilizar algo que sirva como “soprador”, desde que NÃO SEJA O AR EXPELIDO PELA PRÓPRIA BOCA (esse ar contém gotículas de saliva e pode prejudicar o espelho). Após isso, insira-o novamente no suporte do espelho do telescópio, denominado célula do primário, se caso for o espelho principal. Confira se realmente o espelho ficou limpo, apenas por verificação, após essas etapas você provavelmente terá experiência se caso necessitar repetir algum procedimento contido neste tutorial.

Espelho seco e limpo, pronto para ser inserido no lugar.
espelho limpo 2

Espelho já inserido no suporte.
espelho recolocado 1

Após a colocação do espelho primário na célula de suporte e no tubo do telescópio, basta realizar o procedimento de verificação do alinhamento do espelho, pois, mesmo com os devidos cuidados e até mesmo memorização da posição na qual o espelho se encontrava, pode haver desalinhamento.

Pronto! Procedimento realizado! Boas e nítidas observações!
OBS: a frequência da limpeza do espelho varia conforme o uso, e não necessariamente tempo, mas no mínimo recomendo limpar a cada 6 (seis) meses em caso de uso contínuo e exposição do instrumento.

TUTORIAL PRODUZIDO E PESQUISADO POR: JAMES SOLON.

DIVULGUE, SALVE O ARQUIVO PDF NO LINK ABAIXO:
Tutorial para Limpeza de Espelho de Telescópio Newtoniano – James Solon – Ilustrado

25 Comentário

  1. Valeu, muito bom o tutorial! Salvou meu dia (ou melhor, minhas noites).

    Só uma curiosidade: esse cooler no fundo do telescópio, você instalou ou já veio no produto? Qual a função dele?

    • Olá Branco!

      Nós agradecemos muito pela mensagem e ficamos contentes que o material divulgado aqui e produzido lhe ajudou!

      Esse cooler já veio com o telescópio. Ele serve para aclimatar o espelho primário, ou seja, evitar variações de temperatura no espelho durante a observação noturna. Assim, a qualidade da imagem e da observação é mantida durante toda a noite.

      Equipe AstroPE.

    • Olá Diego, agradecemos seu contato. Sim, água ultrapura pode ser aplicada nesse processo, com tanto que a água não seja de torneira e mineral (de garrafões), pois as partículas existentes na água podem se depositar no espelho. Por isso a indicação da água mencionada no tutorial.

      Agradecemos seu contato e quaisquer dúvidas entre em contato.
      Grupo AstroPE.

  2. Boa tarde,
    Primeiramente quero parabenizar a vcs pelo excelente tutorial !
    Em seguida, gostaria de saber se poderia usar o detergente neutro de marca ypê, minuano .. (essas mais comuns do mercado), ou ainda comprar uma base concentrada e fazer o detergente adicionando agua, pois aqui onde moro é um tanto complicadinho de encontrar certas coisas. A agua deionizada vou comprar pela internet mesmo pelo jeito, mas existem tipos similares que podem substitui-la? Pra aumentar meu arsenal de possibilidades para procura rsrs.

    Uma otima tarde e feliz 2016 !

    • Olá Vinícius Carneiro,

      desculpe-nos o tempo da resposta. Você até pode utilizar esses outros citados, mas a eficiência na limpeza é bem menor e há chances de ficar impurezas na superfície do espelho devido a alguns componentes químicos desse tipo de detergente comum. Esperamos que você faça uma ótima manutenção e limpeza no seu equipamento para que ele lhe proporcione ótimas observações do céu!

      Agradecemos o contato. Equipe AstroPE.

  3. Olá estou prestes a comprar um telescópio de 200mm da skywatcher usado…em si ele eh um bom telescópio..? E que cuidados devo ter ao comprar um usado ? Agradeço se puderem me ajudar. OBRIGADO.

    • Olá Anderson Rodrigo,

      É importante saber quanto a integridade da óptica do instrumento, ou seja, se a aluminização dos espelhos primário e secundário estão nas melhores condições, pois isso é essencial quanto à qualidade da imagem (além é claro da abertura e outros dados ligados a isso). Também é importante saber se todas as partes ligadas ao telescópio estão em boas condições (parafusos, partes móveis, ajustes de focalizador, suportes e etc), afinal, há instrumentos usados, mas que estão em ótimo estado. Quanto aos cuidados é justamente mantê-lo com a óptica alinhada, fechado quanto a poeira, mas vez ou outra abrindo-o para uso e mantendo-o num local arejado (apenas algumas vezes descoberto mesmo).

      Desde já agradecemos seu contato e esperamos que de alguma forma tenhamos lhe esclarecido as dúvidas!
      Equipe AstroPE.

    • Sim Leandro, é possível fazer o procedimento no espelho secundário, mas ressaltamos que num telescópio como o seu (Toya Skyview 114mm) o processo seja demorado e trabalhoso em virtude da recolocação e alinhamento dos espelhos. Tente avaliar a necessidade e uma limpeza delicada com o espelho secundário no lugar (adote a mesma atenção e cuidados também nesse procedimento).

  4. Boa noite amigo! Comprei há muito tempo um telescópio tasco refrator e fiquei muito tempo sem utilizá-lo. Pensei que pelo simples fato de armazena-lo na caixa seria suficiente para preservá-lo. Ledo engano! Para minha surpresa quando o retirei da caixa, as lentes mas pareciam aqueles recipientes de culturas utilizados em laboratórios repletos de fungos! Há algum produto que posso utilizar para tentar salvar o telescópio? Pode me sugerir algo ou realmente precisarei descartar o aparelho?

    Parabéns pelo site! Bela iniciativa!!! Abs. Andrey

    • Olá Andrey,

      Realmente lamento pelo telescópio refrator (tão conhecida como luneta). Embora a manutenção desse tipo de telescópio seja menos frequente, é necessário efetuar alguns procedimentos de conservação e limpeza. Tente remover a lente objetiva do telescópio, tente limpá-la caso a mesma seja de vidro com álcool isopropílico (álcool 100%), ou pode ser aquele mesmo líquido de kits de limpeza utilizado para limpar lentes de câmeras DSLR (profissionais ou semi-profissionais). Você pode aplicar esse líquido e depois avaliar a condição da lente.

      Caso realmente as condições sejam de similares a uma “descamação” ou mesmo dificulte a transparência da lente, infelizmente a mesma foi comprometida. Mas você tentar levar a lente em alguma óptica especializada para que a mesma faça uma nova lente, será “custoso”. Avalie as condições dos outros componentes óticos do telescópio para ponderar se vale a restauração deste item.

      Esperamos ter lhe ajudado com alguma orientação. Agradecemos imensamente o contato, em especial o elogio pelo nosso dedicado e empenhado trabalho!

    • Serve para aclimatar o espelho em situações de variação de temperatura. Também ajuda a evitar diferenças entra a temperatura externa e interna do turbo do telescópio, para assim, melhorar a imagem visualizada.

  5. Por descuido, acabei deixando minha luneta sem a proteção por alguns dias e os espelhos ficaram muito empoeirados. Como devo proceder nesse caso? É um Toya 70070.

    • Olá, é importante usar algum soprador de ar (“pêra” de ar utilizado para limpeza de lentes) para expulsar toda poeira da superfície da objetiva. Pode ser utilizado um pincel macio, porém somente a depois do uso do soprador de ar sugerido. Após isso fazer uma limpeza com algum líquido específico para lentes (geralmente vendido para câmeras digitais DSLR) secando com pano de microfibra (para não ficar pelos na lente).

      Esse procedimento é seguro para evitar arranhões e algum dano à superfície da objetiva.
      Agradecemos seu contato!

  6. tenho dois telescopios um de 150mm que eu montei e outro sky dream gx 6000 que eu comprei —os dois espelhamento estao danificados por favor me oriente alquem que possa fazer o espelhamento——————————————————————————-agradeço muito por nos orientar como limpar corretamente os espelhos

  7. Boa noite ! Primeiramente quero agradecer pelo tutorial. muito bem explicado.

    Eu tenho um telescópio 114 mm de marca Toya. recentemente o espelho ficou embaçado, retirei para fazer limpeza e observei que a camada de (alumínio) está fraca, coloquei uma lanterna contra o espelho e observei transparência. Isso é normal com o tempo ou é mal uso do mesmo ?

    • Olá Jaison,
      Agradecemos muito por seu reconhecimento e apreciação ao tutorial sugestivo.

      Infelizmente, por somatório de relatos de experiência de outros usuários da marca Toya, a mesma não possui uma qualidade de aluminização significativa. Ou seja, em pouco tempo do que esperado, o espelho parece “embaçar” ou aparecer falhas na superfície aluminizada. Sugiro você tentar deixar o espelho como está, para evitar mais danos noutras tentativas de limpezas.

      Uma dica, se caso o local onde você reside é úmido, é tentar cobrir a abertura do telescópio com algum plástico transparente, para assim deixar entrar apenas luz, mas não poeira ou algo do tipo. Assim a luz evitará mofo e também clareará internamente o tubo do instrumento.

      Espero que isso lhe ajude. Continue a acompanhar nosso site e enviar possíveis dúvidas.

  8. Olá amigo segui seu tutorial, e após a limpeza meus espelho manchou e uma semana depois partes do alumínio soltaram. Eu vejo o outro lado do espelho. O que eu faço agora?

    • Olá Alan Ribeiro.
      Muito provavelmente é devido a fina espessura da camada de aluminização, ou seja, a que recobre o vidro. Por ser muito fina aconteceu esse problema, e isso está ligado, infelizmente, à qualidade da aluminização.
      Nesse caso, re-aluminizar o vidro pode ser uma solução, porém é bem difícil encontrar isso como um serviço.
      Qualquer dúvida comunique novamente. Se possível informe o fabricante e modelo do instrumento.

  9. Olá!
    Primeiramente gostaria de agradecer o tutorial, muito bem detalhado.
    Em segundo gostaria de saber sobre a marca do detergente neutro. Fui informada em uma loja de venda de materiais de laboratório que a marca Nionlab não se fabrica mais. Eles tem disponível Startan e Now Química. Gostaria de saber se vocês tem conhecimento sobre elas e se é a mesma coisa. O Startan disponível é usado para limpeza de vidraçaria.

    • Olá Adriana!
      Agradecemos o reconhecimento pelo tutorial. 🙂
      Nesse caso é importante um substituto similar a ele, ou seja, um detergente neutro que age principalmente nas impurezas sobre o espelho. Se caso algum dos mencionados agir assim, você pode utilizá-lo. Geralmente esse tipo de detergente é concentrado, sendo assim, pode ser utilizado muito pouco e diluído em água.
      Qualquer detalhe ou dúvida que pudermos esclarecer e ajudar, entre em contato novamente! 😉

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*