Destaques do Céu! – Julho de 2018




Destaques do Céu! – Julho de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de julho de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Fases da Lua em julho de 2018:

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado da Terra (Apogeu).

Fases da Lua em julho de 2018 - AstroPE.
Fases da Lua em julho de 2018 – AstroPE.

Fases da Lua:

O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.

Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.

Visibilidade dos planetas em julho de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar já será bem visível no céu no início do mês à Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mercúrio poderá ser visto por todo o mês de julho de 2018 logo ao entardecer à Oeste. Assim sendo, em meados do mês o melhor período para vê-lo. Uma vez que o planeta estará mais alto no céu em relação ao horizonte.

Nos finais das tardes de 3 e 4 de julho de 2018, Mercúrio ficará próximo aparentemente do aglomerado M44. Esse é um aglomerado aberto com magnitude de 3.7 que é formado por milhares de estrelas, distante 577 anos-luz da Terra. O aglomerado M44 fica na constelação de Câncer (o Caranguejo) e é um alvo fácil para a observação através de um binóculo ou um pequeno telescópio.

Mercúrio em conjunção com o aglomerado aberto M44 em 3 e 4 de julho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com o aglomerado aberto M44 em 3 e 4 de julho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Mercúrio em Máxima Elongação Leste em 12 de julho de 2018:

Em 12 de julho de 2018, Mercúrio estará em Máxima Elongação Leste. Isso possibilitará vê-lo no céu por mais tempo. Portanto, o melhor momento para observar Mercúrio será após o entardecer de 12 de julho. Mesmo assim, é possível observá-lo nessa posição favorável tanto dias antes quanto dias depois dessa data.

Então, procure ver Mercúrio no período de 7 a 17 de julho de 2018 à Oeste, sentido onde o Sol se põe.

Máxima elongação à Leste de Mercúrio em 12 de julho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Leste de Mercúrio em 12 de julho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Em 14 de julho de 2018, Mercúrio estará em conjunção com a fina Lua Crescente. Ambos serão visíveis à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o pôr do Sol. Diferente do mês passado, neste mês tanto Mercúrio quanto a Lua estarão mais altos no céu em relação ao horizonte Oeste. Portanto, isso favorecerá a observação dessa bela e interessante conjunção!

Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Observe e fotografe essa magnífica conjunção!



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu continua visível e intensamente brilhante à Oeste, sentido onde o Sol se põe, por todo o mês de julho de 2018.

Até o próximo mês (agosto), Vênus continuará a ficar cada vez mais alto no céu. Com isso, o planeta estará mais tempo visível no céu. Portanto, Vênus ficará mais favorável para ser observado, e ainda, cada vez mais brilhante e em destaque no céu!

No início das noites de 8, 9 e 10 de julho de 2018, Vênus estará próximo aparentemente da estrela Regulus, a alfa (mais brilhante) da constelação de Leão. Embora seja possível vê-los perto visualmente um do outro de 8 a 10 de julho, a máxima aproximação aparente de Vênus com a estrela Regulus será em 9 de julho de 2018.

Vênus em conjunção com a estrela Regulus em 8, 9 e 10 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a estrela Regulus em 8, 9 e 10 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, aproveite as noites de 8, 9 e 10 julho de 2018 para observar e fotografar essa admirável conjunção visível à Oeste, sentido onde o Sol se põe, sempre ao anoitecer!

E no anoitecer de 15 de julho de 2018, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente, que também estará próxima aparentemente da estrela Regulus, a alfa (mais brilhante) da constelação de Leão.

Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 15 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 15 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Essa será uma belíssima triangulação para você observar e fotografar! Essa conjunção será visível no céu à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o pôr do Sol.



Marte:

O planeta vermelho será bem visível em julho de 2018. No início do mês, Marte começará a aparecer no céu a partir das 20h. E até o final de julho de 2018, o planeta será notável até antes das 18h. Portanto, julho de 2018 é o melhor mês para observar Marte no céu, que será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Além disso, julho de 2018 é o mês de Marte! O planeta alcançará nesse mês dois pontos importantes que o destacarão no céu:

  • O maior brilho aparente, que será até maior do que o planeta Júpiter;
  • E também o maior tamanho aparente quando visto por algum instrumento astronômico: como um binóculo e especialmente através de uma luneta ou telescópio!

Portanto, acompanhe em julho de 2018 a ascensão de Marte no céu, que será visível cada vez mais cedo. E ainda, perceba noite após noite o aumento e intensidade do brilho aparente do planeta, resultado do reflexo da luz solar.

A grande noite de Marte em julho de 2018!

A grande noite de Marte será em 27 de julho de 2018, quando o planeta estará em conjunção com a magnífica Lua Cheia! Isso porque será noite de um majestoso Eclipse Lunar Total! Que será visível em grande parte do Brasil, especialmente nas Regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Leste do Centro-Oeste do País. Uma vez que quem ali mora observará a Lua Cheia nascer totalmente eclipsada! Certamente uma visão única e surpreendente!

Marte em conjunção com a Lua Cheia do eclipse total de 27 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Cheia do eclipse total de 27 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

A incrível conjunção de Marte e a Lua Cheia do eclipse total será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, exatamente no horário quando o Sol se pôr em sua cidade.

Então, aproveite essa oportunidade para observar, fotografar e convidar os amigos para verem esse imperdível evento astronômico!

Marte em oposição em 27 de julho de 2018 – melhor noite de observação:

Em 27 de julho de 2018, Marte estará em oposição. Isso permitirá observar o planeta por mais tempo no céu, ou seja, desde o anoitecer até o amanhecer. Além disso, será na noite da oposição, que Marte estará exatamente no sentido oposto ao Sol para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Marte já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste).

Marte em oposição em 27 de julho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Marte em oposição em 27 de julho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Sendo assim, o Sol, a Terra e Marte formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Marte estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.

Outra característica que pode-se notar ao observar Marte na noite da oposição será o brilho intenso do planeta no céu. Pois, o planeta encontra-se aproximadamente na menor distância em relação à Terra na ocasião da oposição na noite de 27 de julho de 2018. Portanto, mais próximo, o planeta se destaca e é ainda mais fácil reconhecê-lo no céu!

Embora que a oposição de Marte aconteça na noite de 27 de julho, o planeta ficará bem brilhante e visível no céu no período de 12 de julho a 11 de agosto de 2018. Esse é apenas um intervalo sugerido para você observá-lo no céu e percebê-lo brilhante!

Entretanto, os meses inteiros de julho e agosto podem ser considerados o melhor período para observação de Marte!

Portanto, além da conjunção de Marte com a Lua Cheia do eclipse total, com certeza a noite de 27 de julho de 2018 será de grandes coincidências cósmicas imperdíveis!



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível por todas as noites e até meados das madrugadas de julho de 2018. Porém, Júpiter já aparecerá alto no céu neste mês. Com isso, desde o mês passado (junho) e nos próximos meses, o planeta começará a ser visível por um menor período de tempo no céu.

Isso acontece porque Júpiter já aparecerá alto no céu logo no início da noite, portanto será menor o período de visibilidade do planeta do momento que se torna visível até a ocasião que o mesmo irá se pôr no Oeste.

Na noite de 20 de julho de 2018, Júpiter estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa. A bela conjunção pode ser observada logo no início da noite com ambos já altos no céu.

Júpiter em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 20 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 20 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Portanto, olhe para a região mais alta do céu acima de você, a qual é denominada Zênite. E aproveite para observar e fotografar essa magnífica conjunção de Júpiter e a Lua!



Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível por todas as noites e madrugadas de julho de 2018. Saturno aparecerá no céu logo ao anoitecer, por volta das 18h. O planeta pode ser observado à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Assim sendo, julho de 2018, assim como o mês anterior, é um ótimo mês para observar Saturno no céu!

No anoitecer de 24 de julho de 2018, Saturno estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa, que estará com a aparência de quase cheia. Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, logo ao anoitecer.

Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 24 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Crescente Gibosa em 24 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Aproveite para observar e fotografar essa bela conjunção de Saturno e a Lua Crescente Gibosa que acontece três noites antes do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Noite a qual será repleta de fenômenos e coincidências astronômicas!



Urano:

Urano em julho de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Áries, com magnitude de 5,8. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais! Para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

No início deste mês, Urano aparecerá no céu no início da madrugada, a partir das 1h. Porém, ao longo do mês de julho de 2018, o planeta ficará ainda mais alto no céu. Assim, Urano surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, no final das noites por volta das 23h.

E em 7 de julho de 2018, Urano estará em conjunção com a Lua Minguante. Ambos formarão uma bela conjunção no céu! Essa conjunção pode ser observada à Leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 1h da madrugada.

Urano em conjunção com a Lua Minguante em 7 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Urano em conjunção com a Lua Minguante em 7 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.

Netuno:

Netuno em julho de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 7,9. O planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

No início deste mês, Netuno estará no céu no final das noites a partir das 22h. Entretanto, ao longo do mês de julho de 2018, o planeta ficará mais alto no céu. Então, Netuno surgirá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, em meados das noites por volta das 20h.

Netuno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 3 e 30 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.
Netuno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 3 e 30 de julho de 2018. Crédito: Sky Safari Pro 5.



Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018:

O raro Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 será visível na Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Ásia, África, Europa e América do Sul, inclusive no Brasil! O tempo da totalidade será de 103 minutos! Com isso, esse será o eclipse mais longo do século 21!

Área de cobertura no Mundo do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Crédito: TimeandDate.
Área de cobertura no Mundo do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Crédito: TimeandDate.

No Brasil, o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 será visível já em andamento. Ou seja, de algumas regiões do país será possível ver fases do eclipse como: total, parcial ou penumbral (próximo do final).

Visibilidade no Brasil do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Crédito: TimeandDate.
Visibilidade no Brasil do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Crédito: TimeandDate.

Legenda:

  • Nos estados do Brasil das Regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Leste do Centro-Oeste, a Lua Cheia nascerá totalmente eclipsada (fase total); logo assim que surgir no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
  • Enquanto que nos estados brasileiros a Leste da Região Norte e Oeste da Região Centro-Oeste, a Lua Cheia nascerá parcialmente eclipsada (fase parcial).
  • Já nos estados do País a Oeste da Região Norte, a Lua Cheia estará na Penumbra; que é a sombra mais clara da Terra (fase penumbral). Portanto, nessa área do país, o eclipse será menos notável quando observado.

Visite e consulte a visibilidade no Brasil do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018. Assim, você saberá as fases, os aspectos e horários* do eclipse lunar nas capitais dos estados brasileiros.
(*todos os horários estão na Hora Oficial de Brasília-BRT / UTC -3)

Portanto, aproveite essa oportunidade para observar, fotografar e convidar os amigos para verem esse magnífico e imperdível evento astronômico!



Chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul – 29 e 30 de julho de 2018:

A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul ocorrerá da noite do sábado, 28 de julho, para a madrugada do domingo, 29 de julho; e também da noite do domingo, 29 de julho, para a madrugada da segunda, 30 de julho de 2018.

Essa é mais uma forte chuva de meteoros para ser vista do Hemisfério Sul!

O horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros será das 21h do sábado, 28 de julho, e por toda a madrugada até o amanhecer do domingo, 29 de julho de 2018. Bem como o mesmo acontece na noite seguinte: das 21h do domingo, 29 de julho, e por toda a madrugada até o amanhecer da segunda, 30 de julho de 2018.

A constelação de Aquário – que dá nome a essa chuva de meteoros – será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, das 21h até o amanhecer. Portanto, a constelação ficará no céu de meados da noite até o término da madrugada.

É nessa constelação que se localiza o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros. São estimados uma média de 16 meteoros por hora para a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul!

Máximo da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul - 29 e 30 de julho de 2018.
Máximo da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul – 29 e 30 de julho de 2018.

Legenda: Radiante da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul localizado na constelação de Aquário. O máximo do fenômeno ocorre das 21h da noite do sábado, 28 de julho, até o amanhecer do domingo, 29 de julho. Assim como, das 21h da noite do domingo, 29 julho, até o amanhecer da segunda, 30 de julho de 2018.

Fonte: IMO – International Meteor Organization e AMS – American Meteor Society.



Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 212 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

41 Comentários

  1. Nossa, estou gostando muito desta página! Acho o espaço fascinante e vcs conseguem deixá-lo mais fascinante ainda! Ansiosa pelo dia 27!

    • Verdade Luiz Henrique! 😃👍🏻
      Esse mês teremos muitos fenômenos em destaque e especialmente grandes eventos astronômicos no final de julho de 2018! 😍👍🏻
      Agradecemos a sua visita e por nos acompanhar, obrigado! 😊🙏🏻

  2. Estou adorando os textos e as dicas de vcs! Sou professora de 5º ano do Ensino Fundamental e repasso todo esses conhecimentos aos meus alunos! Parabéns!!

  3. Olá! Gostei demais das informações do site. Bem completas! É sempre surpreendente quando olhamos pro Céu e nos deparamos com algo novo!
    Gostaria de saber mais sobre a chuva de meteoros, sempre quis ver mas nunca consegui. Será que vai dar pra ver de São Paulo?

  4. Que bom ter encontrado um site que explica a localização dos planetas. Sempre ouvia que formaçoes mais luminosas era Vênus. Mas fui percebendo que havia outras formacoes na mesma noite. E aqui pude confirmar que são outros planetas. Muito bom !
    Moro em cidade grande com muitos prédios , mesmo assim dou sempre uma olhada no céu. Um grande abraço

    • Olá Maria de Fátima! 😃👍🏻
      Ah, essa “ansiedade boa” é ótima para observar o céu! 😊👍🏻
      E realmente, Vênus e Marte estão lindos e fantásticos no céu! 😍👍🏻
      Isso, continue nos acompanhando para saber mais sobre esses corpos celestes. 😉👍🏻

  5. É realmente incrível o trabalho de vocês. Esplicação bem detalhada e de linguagem simples,sem falar das ilustrações!

  6. Vim pesquisar sobre as estrelas que tenho observado no céu este mês e encontrei esta página incrível. Muito explicativa, completa e de fácil compreensão para mim, leiga no assunto, apenas amante do céu noturno. Agora eu sei que as estrelas que tenho admirado são na verdade, planetas – Venus, Marte, Júpiter, Mercúrio Muito obrigada, pelo capricho, carinho e profissionalismo.

  7. Melhor página de astronomia que ja encontrei, imagens, gifts, detalhes das informações. Parabéns a equipe.
    Tenho muito interesse pela área, mas sou iniciante nao conheço nada ainda, espero aprender muito com vcs, graro!

    • Olá Rose Mary Cabral! 😃👍🏻
      Que maravilha por seu hábito de observar o céu! 😍👍🏻
      E também, que as informações presentes nos conteúdos, tenham agido como um de nossos intuitos e objetivos, que é o fascínio em olhar, conhecer e descobrir cada vez mais o céu que nos envolve! 😊👍🏻
      Nós ficamos contentes com isso, e que você possa cada vez mais se aprofundar nesse conhecimento! 😉👍🏻

  8. Esse site é maravilhoso, os conteúdos são de grande qualidade e são de boa compreensão, estava olhando os comentários e vi que vocês respondem à todos com muita atenciosidade, isso é muito bom! Parabéns pelo site adicionei aos meus favoritos, me inscrevi no canal do yt e curti a fanpage, por favor continuem com o bom trabalho!s2

    • Olá Julyana Pacífico! 😃👍🏻
      Muitíssimo obrigado pelo reconhecimento por nosso dedicado trabalho! 😊🙏🏻
      Prezamos por essa linguagem didática e sempre voltada ao público em geral. 😉👍🏻
      Tentamos sempre responder a todos! Pois isso é importante para nós, assim como a visita, compartilhamento dos conteúdos, inscrição no canal e principalmente: a busca por conhecer e descobrir o céu conosco! 😊👍🏻
      Obrigado! 😊🙏🏻

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*