Segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março!




Segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março!

Em 2018 teremos duas Luas Azuis! A primeira Lua Azul de 2018 foi em 31 de janeiro, já a segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março! Mas, será que realmente a Lua Cheia ficará “azul”? Conheça e descubra!

A segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março. Apesar da popularidade, o termo "Lua Azul" não tem relação quanto à Lua Cheia ficar "azul", por isso as "aspas" na imagem. Crédito: James Solon - 2018.
A segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março. Apesar da popularidade, o termo “Lua Azul” não tem relação quanto à Lua Cheia ficar “azul”, por isso as “aspas” na imagem. Crédito: James Solon – 2018.

O que é a Lua Azul?

Lua Azul é o nome dado a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. E nada tem relação quanto à Lua Cheia ficar azul. O termo também se aplica quando uma estação do ano tem quatro Luas Cheias, sendo a terceira chamada de Lua Azul.

A origem do termo Lua Azul:

Há várias origens para o termo Lua Azul. Ou, também pode-se afirmar, que há muitas referências para justificar a criação desse termo.

• Lua Azul Sazonal:

Uma das origens é a Lua Azul Sazonal, que é a terceira Lua Cheia de uma mesma estação do ano que possui quatro Lua Cheias (diferente do comum que são apenas três).

• Lua Azul Mensal:

O termo mais comum se refere a Lua Azul Mensal, que é a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. Esse termo mais comum – Lua Azul Mensal – foi gerada após um erro originalmente criado pelo astrônomo amador James Hugh Pruett (1886-1955). Ele interpretou mal a base para o cálculo da Lua Azul Sazonal e escreveu que uma Lua Azul era a segunda Lua Cheia em um mês em um artigo publicado na revista Sky & Telescope em 1946.

Essa errônea definição repercutiu principalmente depois de ter sido citada em um popular programa de rádio chamado StarDate em 1980; e depois apareceu como uma resposta em uma versão de 1986 do jogo de tabuleiro Trivial Pursuit. Atualmente, o termo é considerado uma segunda definição e não um erro.

• Lua Cheia Sem Nome:

Uma outra origem se aplica a Lua Cheia Sem Nome, que é uma Lua Azul Sazonal que não lhe era atribuída um nome. No Hemisfério Norte, muitas culturas dos países associam nomes às Luas Cheias que são relacionados ao plantio, colheita, estiagem… Para não mudar os nomes atribuídos às Luas Cheias foi reservado o termo Lua Cheia Sem nome para a Lua Azul Sazonal. Ou seja, a segunda Lua Cheia que ocorre no mesmo mês.

Sendo assim, quando há 13 Luas Cheias em um ano, ao invés do comum que são 12, era mantido os nomes para as 12 Luas Cheias. Para assim permanecer nas devidas posições do calendário a relação das Luas Cheias com os Solstícios e Equinócios.



Quando acontece a segunda Lua Azul de 2018?

A segunda Lua Azul de 2018 acontecerá em 31 de março. Devido à Lua chegar nessa data à fase Cheia a partir das 09:37 no Horário de Brasília.

O quanto raras são as Luas Azuis?

As Luas Azuis podem ocorrer uma vez a cada dois ou três anos. Além da primeira Lua Azul de 2018 que aconteceu em 31 de janeiro, a anterior ocorreu em 31 de julho de 2015. Enquanto que a próxima Lua Azul acontecerá em 31 de outubro de 2020!

Mas, termos duas Luas Azuis em um mesmo ano, como é no caso de 2018, é algo raro! O próximo ano no qual ocorrerá duas Luas Azuis será em 2037! Ou seja, daqui a 19 anos!

Qual será a aparência da segunda Lua Azul de 2018 (ou qualquer outra Lua Azul)?

A aparência ou cor da Lua Azul será exatamente a mesma como de outra Lua Cheia que observamos à noite. Sendo assim, veremos a Lua amarelada quando próxima do horizonte ou esbranquiçada quando estiver alta no céu.

A aparência ou cor da segunda Lua Azul de 2018 será igual, por exemplo, a primeira Lua Cheia de março deste ano. Crédito: James Solon - 2018.
A aparência ou cor da segunda Lua Azul de 2018 será igual, por exemplo, a primeira Lua Cheia de março deste ano. Crédito: James Solon – 2018.



O que pode acontecer para vermos a Lua na cor Azul?

Diferente do que muitos imaginam e até é divulgado pela internet, a Lua Azul realmente não ficará dessa cor. Entretanto, acontecer algo que faça a Lua realmente parecer azul é muitíssimo raro! A Lua, seja na fase Cheia ou em qualquer outra fase, pode aparecer azul quando a atmosfera é preenchida com partículas de poeira ou fumaça de um certo tamanho. Algo um pouco mais largo do que 0,7 mícron. As partículas dispersam a luz vermelha fazendo com que a Lua apareça azul.

Esse fenômeno é conhecido como Espalhamento Mie, e pode acontecer, por exemplo, após uma tempestade de poeira, um incêndio florestal ou uma erupção vulcânica.

Erupções como aquelas ocorridas nos Montes Krakatoa, na Indonésia (1883); El Chichón, no México (1983), no Monte Santa Helena, nos EUA (1980); e o Monte Pinatubo, nas Filipinas (1991) são conhecidos por terem feito a Lua se parecer azul.
Algumas pessoas até sugerem que o termo uma vez em uma Lua Azul é baseado nessas raras ocasiões.

Fontes:

Year’s 2nd Blue Moon on March 31 – EarthSky
2018’s 2nd Blue Moon on March 31 – EarthSky
When Is the Next Blue Moon? – TimeandDate
The Science Behind Blue Moons – TimeandDate

Sobre AstroPE 214 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos. Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

2 Comentários

  1. Bom dia.
    Tenho uma câmera de alta resolução e gosto de registrar a lua e agora com as dicas posso encontrar outros planetas. Gostaria de poder contribuir com alguns de meus registros. Moro em Petrolina PE.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*